quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Cid Eumal prova completa alienação na Greve do Peritos ao Pedir Pagamento dos dias parados... Que tragédia. Pede Para sair Cid!

PREVIDENCIA NÃO VAI DESCONTAR SALÁRIO DOS MESES EM GREVE DOS PERITOS

Gustavo Henrique Braga

Publicação: 18/08/2010 07:48 Atualização: 18/08/2010 08:25

Na tentativa de chegar a um acordo para o fim da greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que se arrasta há cerca de dois meses, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, sinalizou com a bandeira branca. Segundo ele, o governo aceita não descontar os dias parados desde que os profissionais voltem o mais rapidamente possível ao trabalho e zerem os cerca de 400 mil atendimentos pendentes, que têm dificultado a vida de trabalhadores e empresas. Em negociação anterior, a Associação Nacional dos Médicos Peritos havia refutado a possibilidade de colocar a agenda de exames em dia.

Em conversa ontem com o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes, tanto o ministro da Previdência quanto o presidente do INSS, Valdir Simão, pediram que as propostas governamentais sejam levadas para a aprovação nas assembleias dos sindicados de cada estado ao longo das próximas semanas. Mas, enquanto as respostas dos trabalhadores não vêm, a greve continua e os atendimentos ocorrem com 50% do efetivo dos peritos, conforme determinação da Justiça.

Carlos Gabas (C) diz que empresas e trabalhadores estão sendo punidos com a paralisação. Propostas do governo serão avaliadas em assembleias - (Wilson Dias/ABr )
Carlos Gabas (C) diz que empresas e trabalhadores estão sendo punidos com a paralisação. Propostas do governo serão avaliadas em assembleias
De acordo com Gabas, além do rápido retorno ao trabalho e da zeragem dos exames pendentes, foi apresentada a proposta de mudança na classificação da atividade de perito para médico. Atualmente, o trabalho é considerado um ato administrativo. “A partir do momento que se considera um ato médico, o profissional passa a ter autonomia e a obrigação ética de estabelecer a sequência desse atendimento”, ressaltou Cid Carvalhaes. Ele destacou ainda que as assembleias vão deliberar sobre a proposição de que a jornada dos peritos — atualmente, de oito horas diárias — seja mudada para seis horas, com controle de ponto(1), mais duas horas, que serão fiscalizadas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.

Mutirão
Para o ministro, as propostas apresentadas seguiram a linha do que vinha sendo negociado. “O mais importante é colocar a agenda de atendimentos em dia. Nós entendemos que isso é o mínimo”, afirmou. Segundo Valdir Simão, o fim da greve é vital para não prejudicar ainda mais as pessoas que se deslocam por grandes distâncias e não conseguem passar pelas perícias. A ideia é que o atendimento seja estendido para os fins de semana e à noite. Gabas garantiu que o mutirão não representará queda na qualidade do serviço prestado.

O representante dos médicos classificou as propostas como “apresentáveis”, mas evitou falar em prazos para que a agenda seja regularizada. No entender de Carvalhaes, cada estado tem uma realidade própria e a normalização dos atendimentos ocorrerá aos poucos, de acordo com a capacidade de cada região. “As maiores dificuldades estão em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Santa Catarina, mas o ideal é um acordo para a normalização dos atendimentos em todo o Brasil”, disse o ministro da Previdência.

As partes acertaram criar uma comissão formada por representantes do Ministério do Planejamento, da Fenam e da Associação Médica Brasileira para discutir as questões de interesse da categoria no setor público. Devido ao período eleitoral, a expectativa é de que as questões sejam tratadas só a partir do ano que vem.
FONTE

3 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Pior, chama SST de secretaria de segurança do trabalho... Que isso. Isso é o presidente da FENAM? Sai fora Cid! A desmoralização de 35 anos da FENAM... Está envergonhando os sindicatos locais. Os peritos do INSS não aceitarão absolutamente nada do que Cid Eumal acertar. Ele vai ser desmoralizado em público. Estou com pena da classe médica.

Unknown disse...

SO' E' POSSIVEL MODIFICAR A JORNADA DE 8H P/ 6 HORAS POR LEI.E LEI DEVE APROVADA PELOS DEPUTADOS E SENADORES. O MINISTRO APENAS PODE BAIXAR PORTARIAS NO QUAL O REGISTRO PELO PONTO ELETRONICO SEJA DE APENAS 6 HORAS.FICANDO 2 HORAS PARA TEMPOS DE TRABALHO NAO REGISTRAVEIS:ESTUDOS DE NORMAS,PORTARIAS ETC.REUNIOES ENTRE PERITOS, TRABALHO EM CASA,TEMPO PARA DESLOCAMENTO ETC.

EU POR MIM MESMO disse...

A MOEDA DE TROCA SERÁ O NÃO DESCONTO DOS DIAS PARADOS?
ENTÃO F...