segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Perícias Médicas e Medicina Legal: uma nova especialidade



No caminho para a definitiva consolidação de uma nova especialidade, congregando todas as vertentes da Perícia Médica, um importante passo foi dado em 30 de julho, último dia do XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM).
A Sociedade Brasileira de Perícias Médicas (SBPM) e a Associação Brasileira de Medicina Legal (AMBL) assinaram documento firmando o compromisso de fusão entre as entidades, compromisso este anunciado e oficializado pelo CFM, AMB e FENAM, na plenária do ENEM.
A SBPM foi representada pelo vice-presidente, Cantídio Lima Vieira, e pelo Diretor de Relações Institucionais, Jarbas Simas, e a ABML por seu presidente Railton Bezerra.

Jarbas Simas informou que a decisão foi aplaudida pelos mais de 400 médicos presentes. “Demos o exemplo. Em época de tanta divisão, nos unimos para formar uma nova especialidade, que terá um número bastante expressivo de médicos especialistas”, afirma.
O documento foi protocolado no CFM e será encaminhado às demais entidades médicas (Associação Médica Brasileira - AMB e Federação Nacional dos Médicos - FENAM) nos próximos dias. Na oportunidade, o presidente do Conselho Federal, Roberto Luiz D´Avila, fez questão de prestar sua homenagem pela iniciativa, que, de acordo com ele, foi “muito esperada” pelos colegas.
Marco histórico

Passados quase quatro anos, as entidades apresentaram à classe médica a proposta de fusão entre as entidades representativas dos médicos peritos e dos médicos legistas. Esta fusão proporcionará o desenvolvimento de uma nova e pujante especialidade, abrangendo a Perícia Médica de forma total e integrada, em todas as suas vertentes do conhecimento. “A nova Associação será, sem dúvida, uma das mais importantes como sociedade de especialidade, representativa de todos os médicos que se dedicam a qualquer dos ramos da Perícia Médica”, afirma o atual presidente da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas, Cláudio José Trezub.

“A intenção é que nos próximos dias avancemos no processo, com a formação de um grupo de trabalho composto por elementos da ABML e da SBPM, para elaboração, o mais rápido possível, do Estatuto e demais documentos administrativos. Esta fusão significará a criação de uma outra entidade, maior, e com certeza mais adequada ao atendimento das questões científicas relativas à medicina pericial”, afirma Trezub. Para ele, já não era mais possível permanecer na condição de instabilidade e de falta de identidade em que se encontrava a Perícia Médica e a SBPM. “A união irá garantir que possam ser retomadas as ações de desenvolvimento educacional e formação dos médicos peritos, através de programas de formação, especialização, educação continuada e eventos, devidamente acreditados pela AMB, e mais, a atribuição de Título de Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica, nos moldes das demais especialidades médicas”, completa.

Prova de maturidade e de espírito elevado, esta atitude mostra que os médicos peritos em geral, bem como os atuais dirigentes das duas associações, estão atentos à evolução social da Medicina, construindo um novo paradigma quanto à formação de profissionais médicos para a nova realidade do Século XXI.


“Ganharam todos: os médicos em geral e os peritos em particular, as associações que ora se integram, pois que estão a iniciar um novo e profícuo caminho, as nossas entidades reguladoras – CFM, AMB, a Justiça e a Magistratura, que agora poderão contar com a colaboração de especialistas titulados, a sociedade organizada, que poderá usufruir de serviços muito mais categorizados, e a Medicina, que passa a contar efetivamente com uma nova área de especialidade médica”, conclui o presidente da SBPM.

Fonte: SBPM (clique aqui)

3 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Boa notícia. As diferenças estão começando a dar espaços a uma grande especialidade médica. A Dra Coiro tentou muito o diálogo que parece finalmente ter acontecido. Certamente terá impacto para nós peritos uma vez que teremos chance de fazer parte de uma especialidade médica que nos abraça/.

Sandra disse...

Mas que notícia ,maravilhosa.Estou emocionada...Tenho certeza que teremos um futuro brilhante.Com certeza cheio de muita luta.Mas o importante é nos mantermos unidos e engajados.Temos líderes competentes,uma causa nobre e justa e uma legião de colegas desesperados por uma vida melhor.Uma vida cheia de conquistas,de entusiamo com o trabalho.Um trabalho no qual estejamos sempre nos capacitando e ainda possamos exercer nossas atividades num clima sadio e de harmonia no trabalho.Aí vamos nós...

Luciana Coiro disse...

E aí eu choro...

Mais um bonde que passa´e é "rejeitado" pela empáfia do rei da ANMP. O cidadão, em prova de total ignorância, chegou a manifestar irritação com colegas que defenderiam que a perícia previdenciária fosse "apêndice" da Medicina Legal...Ora, isto não procede, pois a perícia previdenciária e todas as demais, na área médica, SÃO MEDICINA LEGAL (nem apêndice, nem ramo, nem maior nem menor...só "SER"). REPITO: Sempre que a Medicina e a Legislação se encontrarem; o objeto não for a saúde, mas a justiça social; teremos o que se chama de Medicina Legal há muitos, muitos anos (antes do nascimento de certas pessoas que não sabem o que é uma coisa ou outra...).

Assim, eu penso: a ABML e a SBPM estão tentando vencer desafios, rusgas, inconformidades em busca da união por uma Agregação mais sólida de peritos. Por que, mesmo, a ANMP, sintomaticamente, está fora dessa ???

Eu respondo: os que podiam ter a visão de que entrar nesta discussão era importante ( e eu alertei, diretamente)sentiram-se, como sempre atacados, paranoicamente nervosos e PREFERIRAM SE MANTER DE FORA. Um erro, em minha opinião.