quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão, edição de 04/08/2010

Médicos do INSS estão em greve em todo o país

Os peritos estão paralisados desde o fim de junho. O INSS informa que maioria dos médicos não aderiu à greve. Mas as consultas marcadas para esta quarta (4) estão sendo adiadas para o fim do ano

Não são nem 7h e, em Curitiba, o auxiliar de serviços gerais Inácio dos Santos já está na rua desde as 5h. Foram dois ônibus e uma longa caminhada até o INSS.

A perícia médica estava marcada para as 7h. Uma hora e meia de espera na fila e ele é informado que por causa da greve a perícia foi adiada para novembro, daqui a três meses.

“A gente paga INSS a vida toda, e depois não é recompensado, é sofrido, é discriminado", diz Inácio.

No Maranhão, muita gente também enfrenta problemas para conseguir fazer a perícia. O pescador Daniel Benedito foi pela terceira vez tentar a consulta e não conseguiu. Agora, só no começo de setembro.

Em nota, o INSS informou que a grande maioria dos peritos não aderiu à greve, e, que em Curitiba, aproximadamente 70% deles estariam trabalhando. Mas, na prática mesmo, não é o que se percebe.

Muitas perícias agendadas para hoje estão sendo remarcadas para o fim do ano. De acordo com alguns funcionários de uma agência, apenas dois médicos peritos estão atendendo em uma agência de Curitiba, quando, em dias normais, são sete.

Seu Carlos conta que dores fortes na coluna e uma depressão o impedem de trabalhar. Veio cheio de esperança para a consulta. Foi embora arrasado.

Veja o vídeo no link:



11 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

A estratégia do INSS/MPS/MPOG é ignorar a greve.

É a greve contra a greve, ironizaria o macaco Simão.

Também, a categoria, de pijama, não sai às ruas, não promove debates públicos, não defende suas razões. Greve sem mobilização, sem AGE, sem exposição das ideias acaba sendo maldade com os clientes; nada mais que um protesto, um basta que, ainda que fundado não foi bem aproveitado para nada. É a greve de tribunal, uma inovação!

Qual o projeto da categoria para aprimorar a eficácia do seu trabalho de servidores públicos? Parece que nem uma parte nem a outra se preocupa com eles, os nossos clientes compulsórios.

Art's em Eva disse...

Creio que todo trabalhador tem o direito de batalhar por melhores salários e condições de trabalho, mas até que ponto essa luta pode ser travada sem prejudicar a parcela mais carente e necessitada da população brasileira?

Idosos, doentes e inválidos que não tem condições de lutar pelo seu próprio sustento e dependem exclusivamente da quantia que recebem de seus benefícios, dinheiro este que muitos utilizam para pagar seus remédios, sua alimentação e moradia, muitas estas alugadas, benefício este que é de direito legal de quem pagou regiamente a previdência por anos a fio?

Senhores peritos, profissionais no cumprimento de seu dever, não se esqueçam dos humildes,
dos necessitados e de todos nós que, antes
de qualquer outra qualificação, somos seres humanos.

Luciana Coiro disse...

Antes de mais nada, os peritos são seres humanos, como todos os outros.

Se os cidadãos de bem soubessem da metade dos absurdos que acontecem na Previdência e as condições em que botam os peritos a atender as pessoas, ESTARIAM DE MÃOS DADAS COM A PERÍCIA, AJUDANDO NESTE MOVIMENTO !

Movimento este que é para conseguir trabalhar com dignidade e não só para dar mais votos para um Governo ou outro.

Anônimo disse...

Art's em Eva,

Se soubesse como os peritos são coagidos, ameaçados, desprezados e mesmo assim lutam para defender o bem do trabalhador... Isso mesmo. Defender. A péssima e estranha administração vai acabar com a aposentadoria segura e necessária , direito de quem contribuiu realmente. O que os peritos defendem são as condições dignas de trabalho, para avaliação isenta e técnica de quem tem direito ao benefício por incapacidade. O perito nunca nega o que é direito. Mas, vc sabe quem tem mesmo direito? Ou vc acredita que o direito se resume em colocar as mãos no dinheiro dos outros, sem nenhuma avaliação, sem ter contribuído; para aumentar a renda, ou por não desejar suar a camisa enquanto a maioria o faz? Essa greve somente aconteceu pq os peritos não suportam mais as condições em que trabalham. Sejam as condições locais, as condições impostas, a eterna corrente de promessas. Se soubesse de metade da missa, ficaria assustado e admirado pelo quanto os peritos fazem para defender o bem público. Política social é uma obrigação do Estado. Benefícios do INSS são direito de quem preenche os requisitos. Não tem ligação com humildade ou com poder, com riqueza ou com pobreza. Tem ligação com um direito de quem , dia a dia, depositou seu dinheiro e confiança no INSS. E, como nos bancos, dinheiro que não é vigiado, acaba.

Art's em Eva: pense ! Se é para dividir o que alguns construíram, com os que não se sacrificaram, pq a necessidade de perícias? Acabe-se logo com a farsa. E assim, em poucos anos, vc, eu, o vizinho, podemos etr a certeza de que nossa velhice será regrada a fome, doença, e falta de condições para sobreviver, pois o nosso futuro, a nossa aposentadoria merecida, a cada dia mais é vista como sinônimo de exagero, de bem burguês e etc. Mas fica um alerta: muitos dos que dizem defender o social, possuem bens inimagináveis para mim, um trabalhador e para tantos os outros trabalhadores. Se a previdência quebrar de vez, tenha certeza de que eles nada sofreram. Quem precisa de aposentadoria é pobre, e trabalhador, como eu. Será que vou receber a minha? Ou terei apenas um centavo virtual para dizer que recebi o que me era devido e está tudo certo ???!!!
A GREVE DOS PERITOS SOMENTE ACONTECEU PQ ELES NÃO SUPORTAM MAIS TANTA PERSEGUIÇÃO, HUMILHAÇÃO E DESRESPEITO.

Unknown disse...

...enquanto isso, magistrados corruptos como o ex Min do STJ, são condenados a aposentadoria compulsória de 25 mil reais. Sonho de uns, 'condenação' para outros! Belo paradoxo das desigualdades brasileiras!
Quanto ao poder dissuasivo da greve, perde muito com o agendamemto das perícias por tel/web. Os gemidos saem das ruas e ficam restritos ao recesso dos lares.

perito disse...

E O QUE SERA QUE DILMA, SERRA DIRAO NO DEBATE DE HOJE SOBRA O FUTURO DA PERICIA MEDICA DO INSS????
ESTA CHEGANDO A HORA DA DILMA FALAR

Orestes disse...

Estou pessimista quanto à evolução dessa greve. O governo deu demonstração de força nessa semana, em véspera de decisão do stj.Tenho receio que seja sinal de "favas contadas".
Ver e esperar, com dedos cruzados.

Downhack disse...

Luciana Coiro,concordo com você,que os peritos antes de mais nada são seres humanos,porém,os peritos continuam recebendo seus salários normalmente,enquanto pessoas estão tendo suas perícias agendadas para o fim do ano,tem gente que não tem nem mais o que comer,como em todas as greves,quem sempre sente o maior efeito é o povo,não acho justo conseguir benefícios prejudicando o próximo.

ACADEMIA WFITNESS disse...

A maior parte dos comentarios são evidentemente de pessoas da elite, pois não houve manifestação quanto aos problemas causados aos segurados, que assim como eu estão com suas contas atrazadas e uma grande parte sem dinheiro até para a alimentação.
E mesmo com a decisão da Justiça Federal da Bahia, obrigando o INSS a pagar os segurados que solicitaram prorrogação do beneficio de aux doença e não conseguiram realizar a pericia, tal decisão não está sendo cumprida.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pois é meus caros. E que que os senhores sugerem? Que os peritos fiquem deitados em berço esplendido, como ficaram desde 2007, sendo atacados , esfaqueados, mortos nas portas de suas casas , nos consultórios do INSS, desrespeitados pelos segurados, impedidos pelo INSS de se atualizarem como médicos e muitas outras coisas mais, acreditando em promessas nunca cumpridas? Os senhores já procuraram o verdadeiro detentor do poder para negociar? Já? E foram bem sucedidos? Foram respeitados? Ou preferem exigir que os peritos sejam eternamente massacrados em nome do social? Acreditem, os peritos defendem o dinheiro de todos e se não fosse assim, os senhores nunca mais receberiam nada, pois onde se tira mais do que se deposita, acaba. A solução, pelo que percebo, é que os peritos, em nome do sacerdócio, optem por acabar com suas próprias vidas, abdiquem do mínimo direito em termos de respeito por parte do INSS e dos segurados. Certo? Melhor então, não se avaliar nada, acabar com perícia, dividir o dinheiro de TODOS os contribuintes com ALGUNS que solicitam e depois, ah, depois a previdência quebra, as aposentadorias acabam, a fome e a miséria reina entre os aposentados, e fica tudo por isso mesmo. Melhor assim, não? Afinal, problemas são para serem escondidos e se fingir que não existem. Todo mundo quer um país mais moralizado e justo, desde que não seja ele quem pague pela reforma. E pelos posts dos senhores, pela qualidade e pelo discurso, tenho a absoluta certeza de que são elite, COM O FOCO VICIADO NO SEU INTERESSE (E CRITICAM A MESMA COISA NOS PERITOS). Quem sabe SÃO do próprio INSTITUTO, a postar aqui se fazendo de segurados. Tudo bem. Aqui, a democracia prevalece.