quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ESVAZIAMENTO DA CARREIRA POR SALÁRIOS BAIXOS, FALTA DE ATRATIVOS ALIADO A INGERÊNCIA ADMINISTRATIVA - MESMO SEM GREVE MANAUS MARCA PARA 60 DIAS...

Perícia técnica do INSS demora até 60 dias para ser concluída em Manaus
24 Ago 2010 . 08:06 h
Tabajara Moreno

Pelo menos 340 pessoas são atendidas todos os dias pelos peritos de Manaus nas quatro agências do INSS. Os benefícios são fornecidos por incapacidade da pessoa ao trabalho, não por qualquer doença, segundo o representante dos peritos. As perícias médicas para análise de concessão de benefícios da Previdência Social no Amazonas estão sendo agendadas em um prazo de até 60 dias, mesmo sem a adesão dos peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Estado à greve nacional da categoria, que começou em julho.

A demora, segundo o chefe da Sessão de Saúde do Trabalhador do INSS no Amazonas, Edmundo Néri, é decorrente do número “insuficiente” de médicos para o atendimento.

“Já estive quatro vezes, só nesta semana, para resolver o problema do auxílio doença do meu pai, que teve câncer de próstata”, reclamou a vendedora Josilene Santos, 37, na agência Porto da Previdência Social, na Rua Leovegildo Coelho, Centro de Manaus.

“A procura por atendimento em Manaus é grande e temos poucos peritos médicos para suprir isso. Nos últimos meses, dois peritos se aposentaram, três pediram demissão e cinco solicitaram licença do trabalho”, disse Néri.

Na fila para o atendimento na mesma agência, o autônomo Paulo Vasconcelos, 60, mostrou o protocolo do primeiro pedido de aposentadoria que solicitou ao INSS. O documento data de 23 de junho de 2009. Vasconcelos estava pela terceira vez tentando aprovar o pedido de aposentadoria por invalidez.

“Da primeira vez, o médico indeferiu e fiquei esperando seis meses para apresentar outro laudo do SUS. Agora, estou buscando o resultado que devia ter chegado à minha casa”, relatou.

De acordo com o gerente da agência Porto, Oradil Menito, a unidade realiza mais de 300 atendimentos por dia. Desses, cerca de 60 são casos de perícia médica. “Temos quatro médicos para atender tudo. Nossa agência é uma das mais buscadas por ser a única que transfere o pagamento dos benefícios de trabalhadores rurais para outros bancos, quando o município não tem agência previdenciária”, disse.

Segundo estimativa do INSS, pelo menos 340 pessoas são atendidas todos os dias pelos peritos de Manaus nas quatro agências. De acordo com norma interna, cada médico pode fazer, no máximo, 18 atendimentos ao dia. Em todo o Amazonas, o INSS dispõe de 45 peritos médicos, sendo 35 deles em Manaus.

O que também pode estar contribuindo para o atraso nos atendimentos é a falta de informação sobre os critérios de concessão dos benefícios. “Os benefícios só são fornecidos por incapacidade da pessoa ao trabalho, não por qualquer doença. As pessoas não entendem isso. Isso gera conflito e atrapalha nosso trabalho”, argumenta o delegado da Associação Nacional dos Médicos Peritos no Amazonas, Cléber Naief.

Nenhum comentário: