terça-feira, 31 de agosto de 2010

NOTA FENAM

30/08/2010

Em audiência realizada nesta segunda-feira, 30/08, com o presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, na Superintendência Regional do INSS de São Paulo, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, disse que o ministério aceitou receber a representação da Associação Nacional de Médicos Peritos da Previdência para negociar a greve, mas vai cumprir a determinação judicial de contratar médicos terceirizados para realizar as cerca de 400 mil perícias em atraso por conta da paralisação da categoria. Gabas afirmou que já a partir desta terça-feira o INSS poderá convocar, através de suas gerências, médicos que preencham os requisitos necessários. Com isso, o ministro acredita que em 30 dias, no máximo, a agenda das perícias deverá voltar ao normal.

"Se houvesse a disposição dos médicos peritos em terminar a greve e colocar as perícias em dia, a contratação temporária poderia nem existir. Se isso começasse agora, nós levaríamos menos tempo pra colocar as perícias em dia do que fazendo a contratação", disse o ministro, acrescentando que, no entanto, não há essa disposição. "Nós conversamos com o Cid (Carvalhaes) e a ANMP não compareceu à reunião. Por isso, foi marcada uma reunião para hoje em Brasília, através de um contato telefônico com o presidente da ANMP (Luiz Carlos de Teive Argolo), e mais uma vez o governo vai receber a entidade pra ver se consegue chegar a um acordo e a nossa condição básica para que haja esse acordo é que os médicos coloquem as perícias em dia, ou seja, que trabalhem em sistemas de plantão para que possamos realizar as perícias que não foram feitas até hoje", afirmou o ministro.

Sobre a terceirização dos serviços de perícia médica, Cid Carvalhaes acrescentou que apesar de haver uma decisão judicial e do governo em contratar médicos peritos temporários, a FENAM é contra qualquer forma de terceirização, incluindo esta. "É um problema que o ministro tem, mas ele não vai contar com o apoio da FENAM em sustentar terceirizações e privatizações de qualquer natureza", assegurou o presidente da Federação Nacional dos Médicos.

A audiência desta segunda-feira foi concedida a pedido da FENAM, atendendo a uma solicitação da ANMP, mas a entidade decidiu não participar. Mesmo assim, a pedido da FENAM, o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, que estava na audiência, receberá representantes da associação, a fim de buscar uma solução para o impasse.

A FENAM vai permanecer como observadora do processo, mas, segundo o presidente Cid Carvalhaes, a Federação entende que os detalhes devem ser discutidos pelos peritos nas suas bases, através dos sindicatos médicos em cada um dos estados. "Isso expressa efetivamente a vontade dos peritos. Há uma posição contraditória. Vários peritos se manifestam em um sentido e vários outros se manifestam absolutamente em sentido contrário, portanto, entendemos que isso deva ser discutido em cada local de trabalho", assinalou Carvalhaes.


Também participaram da audiência o secretário geral da FENAM, Mario Antonio Ferrari, a superintendente regional do INSS em São Paulo, Elisete Berchiol, e como observadores os médicos peritos Francisco, Francisco Rodrigues Lopes, diretor adjunto de Comunicação da FENAM, e Jarbas Simas, que integra a diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo,

Reconhecimento

Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro Carlos Gabas reafirmou que o Ministério da Previdência e o INSS reconhecem a FENAM como representante dos médicos. "É uma federação nacional, que tem mais de 300 mil filiados, através de sindicatos médicos, e a grande maioria dos médicos é filiada aos sindicatos. Acontece que como a greve foi deflagrada em uma assembleia geral da ANMP, a maioria dos peritos em greve diz que só pode voltar se tiver uma assembleia e até hoje não foi realizada uma assembleia que acatasse essa discussão de negociação da greve. Eles afirmam, através do site, que já mandaram dezenas de ofícios ao ministério e não foram respondidos, mas isso não é verdade. Nós estamos permanentemente dispostos a recebê-los e o presidente do INSS tem feito isso, porque não cabe a um ministro de estado sentar em uma mesa para negociar. Há uma disposição, mas há uma intransigência em se dizer que é imoral a proposta do governo de se colocar as perícias em dia", acentuou Gabas.

Na entrevista, Cid Carvalhaes disse que a legitimidade da FENAM não está em jogo. "A legitimidade da FENAM é constitucional e qualquer cidadão que questionar essa legitimidade constitucional terá de fazê-lo no Supremo Tribunal Federal ou através de emenda no Congresso Nacional. Isso nunca esteve em jogo. A FENAM é legítima representante dos médicos e cumprirá sua função sempre", ressaltou o dirigente. Cid Carvalhaes disse ainda que o que a Federação está fazendo "é uma tentativa de fato de interpretar posicionamentos e intenções, e, se houver possibilidade, concretizar acordos".

"Como não houve acordo até o momento, continuaremos exercendo as nossas funções e qualquer questionamento de legitimidade carece de argumentação. Convidamos a associação, a pedido dela, ela aceitou num primeiro momento e se recusou num segundo momento e não deu justificativa", assinalou Carvalhaes.

10 comentários:

little JORGE disse...

CAROS COLEGAS: ESSE MODO DE COLOCAR NOTAS NA ÍNTEGRA DA FENAM, = SEM SE ACOMPANHAR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA =, MAIS PARECE QUE ESTÃO FAZENDO APOLOGIA DESSE FEITOR DE ESCRAVOS! NADA CONTRA, pois quem quiser, que vá à página da FENAM, evitando todo esse mal estar extenuante, desanimador e totalmente equivocado!

little JORGE disse...

= UM COMPLEMENTO AO MEU COMENTÁRIO: QUANDO ME REFIRO A "DESSE FEITOR DE ESCRAVOS", É ÓBVIO QUE ME REFIRO = A SISTEMAS DE FEITORES DE ESCRAVOS =, E NÃO: A UM ALGUÉM, ESPECIFICAMENTE, QUE DELES, IRÔNICA E PERVERSAMENTE, FAÇA USO! =

Orestes disse...

O Cid, depois de devidamente enquadrado pelas bases, e de sofrer fortes críticas lá mesmo no site dele, tomou a medida que deveria ter tomado antes de tudo: pegou o noé e foi-se !

EU POR MIM MESMO disse...

A coisa está mais feia que o cenário do CAPETA CHUPANDO MANGA ATRÁS DA MOITA !

Unknown disse...

Gostaria de saber como fica as pessoas que estão sendo remarcadas as perícias, eu mesma fiz uma cirurgia no dia 03/05/2010 precisando apenas de 45 dias de afastamento e por motivo da greve, já estou a quase 120 dias, não podendo retornar ao meu trabalho e sem receber nesses três meses. Será que algyém poderia me responder se iremos receber esses atrasados? Obrigado!

Unknown disse...

Silvana, quanto a isso vc nao precisa se preocupar. Vai receber os meses em que nao trabalhou.
Até que enfim esse Cid resolveu deixar as coisas com quem lhes são de direito. Torçamos agora para a ANMP nao colocar tudo a perder novamente.

Unknown disse...

olá, moro em salvador, ba e trabalhei por 20 anos com digitação e hoje encontro-me afastada há quase um ano por conta de espessamento da bursa acromion-deltoideana bilateral, tendinite cronica do supra-espinhal e sub-escapular bilateral, epicondilite lateral e medial de ambos os cotovelos, cisto sinovial carpiano, bilateral, tenossinovite dos extensores e flexores digitais de ambos punhos. No exame de neuromiografia deu sindorme do tunel do carpo bilateral com desmielização sensitiva a direita e discreta desmielinização sensitiva e motora distal a esquerda. Já fiz 3 pericias medicas e os peritos de dão alta. Tem dias que até levantar da cama´já me sinto cansada, pentear os cabelos nem pensar (curtei bem curtinho pra facilitar).
gostaria de saber se existe algum "jeito" para conseguir que o inss defira meu pedido. Parece q para eles ter tudo isso q descrevi acima ñ significa nada.
favor me ajude, se houver alguma coisa q eu diga no momento da pericia para q eu consiga o beneficio favor me diga, ou qual o procedimento q devo seguir. favor orientar-me.
grata,

Sandra disse...

Nancy,esse aqui não é o espaço para essa sua questão.Não adianata citar doenças.Não é o fato de tê-las que vai definir se vc está ou nào incapacitada.ë o exme físico e a avaliação da sua função e dos seus ex. complementares que o farão...E me desculpe,mas se vc levou indeferimento em 3 perícias é pq provavelmente está apta para o trabalho.Mas repito,esse aqui é um espaço para peritos discutirem os rumos da categoria.Questionamentos de segurados com esse tipo de queixa não entra na pauta de discussões...

Unknown disse...

Patrícia- Olá, tenho perícia marcada para o dia 15/09/2010 será que conseguirei consultar? ou corro o risco de ser remarcada o que vcs acham? Obrigada!

Sandra disse...

Nossa,atenção moderadores,favor excluir seguidores que não contribuem em nada com as questões aqui discutidas...