quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Congresso em Natal (RN) discute saúde e segurança do trabalhador


Acontecerá o Congresso sobre Saúde e Segurança no Trabalho: a Organização do Trabalho e os Efeitos na Saúde do Trabalhador, nos dias 12 e 13 de agosto em Natal (RN). Gratuita, a atividade oferece 550 vagas, distribuídas entre membros e servidores do Ministério Público do Trabalho (120 no total), membros do Ministério Público Federal (30) e público externo (400).

Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o congresso discutirá a relação entre as formas de organização do trabalho e os agravos à saúde e à segurança do trabalhador. Outro objetivo é estimular as empresas a organizar o meio ambiente laboral conforme os limites psicofisiológicos de seus integrantes, contribuindo para o bem-estar e a eficiência dos sistemas de produção.

A carga horária de 12 horas-aula será distribuída em palestras e painéis temáticos conduzidos por auditores fiscais, professores, ergonomistas, médicos, representantes do governo e da classe trabalhista. Entre os assuntos discutidos estarão prevenção de acidentes; serviço público e saúde do servidor; ergonomia; organização do trabalho; aplicação da NR-17, voltada ao trabalho de operadores de caixas de supermercados e telemarketing etc. Ao longo do ciclo de apresentações, haverá espaço para debates sobre os temas em destaque. Participantes presentes em todo o congresso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Um comentário:

HSaraivaXavier disse...

Claro que, repetindo as programações de atualização do tema nos últimos anos, e de acordo com um MEMO interno, a prioridade mais uma vez será atender a demanda dos segurados. Nada de congresso para quem não está em greve.
Pelo menos os grevistas poderão participar.