quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cheques em branco

Um novo cheque em branco está circulando na praça.

Alegando cumprimento de sentença judicial, o INSS criou a figura da prorrogação de auxílio-doença descalçado de avaliação pericial. 

Funciona assim, o segurado amparado em sua incapacidade laboral temporária não se recupera no prazo estimado pelo perito. Neste caso pode pedir uma prorrogação, o que deve ser feito antes de cessado o benefício.

A novidade é que, se por problema de agenda ou outro qualquer, a perícia indispensável para verificar as razões médicas da persistência da incapacidade for marcada para data posterior ao fim do benefício fica assegurado o pagamento de tantos dias (semanas ou meses) quanto for o caso. Mesmo que a perícia, quando ocorrer, concluir que não havia motivo nenhum para a prorrogação.

Não é só. O segurado pode não comparecer à perícia que, se apresentar alguma justificativa discricionariamente considerada plausível no guichê do INSS, terá direito a remarcação da perícia, continuando a receber antecipadamente pelo direito que ainda não foi tecnicamente apurado. Além do requerente poder prorrogar uma vez, o servidor do INSS pode prorrogar 4 vezes!

Por favor, alguém diga que eu entendi errado! Não é possível uma coisa dessas e depois exigir do perito um trabalho de excelência (que, na verdade, é o que os peritos têm demonstrado querer fazer).

2 comentários:

EU POR MIM MESMO disse...

Mais uma desinteligência de quem gere a previdencia brasileira de maneira irresponsável para com a geração presente e futura. O diabo é que se CORRER O BICHO PEGA SE FICAR O BICHO COME.
Com Dilma ou Serra ( aliás o PSDB foi cruelíssimo com nós outros peritos )!
Dr. Eduardo, este é o triste e pouco sério país em que vivemos ! Cabe-nos todavia o papel de educar os que nos estão mais próximos. Que cada um cumpra o seu dever de educar, pois.

Anônimo disse...

Os médicos peritos continuam a debochar da situação dos segurados, que recolheram aos cofres públicos durante toda a sua vida e quando mais necessitam são obrigados a esperar 3/4 meses por uma perícia.
Tomara que todos vocês fiquem doentes, incapacitados e sem beneficio por esse periodo para sentir na carne a situação do segurado incapacitado.