sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, edição de 06/08/2010

A reportagem foi a um dos postos mais movimentados em São Paulo

Logo na porta, há um aviso da Associação Nacional dos Médicos Peritos sobre a greve, dizendo que o atendimento é parcial. O INSS não permite filmar do lado de dentro do posto, onde há muita gente esperando. Do lado de fora, os segurados descrevem a situação.

A operadora de telemarketing Camila Perez Mendes está há três meses sem receber, desde que quebrou o pé. Ela não consegue fazer a perícia. "Hoje só tinha dez atendendo. Como meu médico não estava, tive que remarcar. Ficou para 19 de setembro", conta.

 Teresinha de Lima saiu revoltada com a situação da filha. "Ela está com depressão, está grávida. Hoje estava marcado, passou mais de seis meses pra vir para perícia, e agora não conseguiu. Isso é uma coisa que se faça?", lamentou.

50% dos médicos têm de trabalhar

O Superior Tribunal de Justiça considerou a paralisação legal, mas determinou que 50% dos médicos trabalhassem. Hoje, seriam 1.850 em todo o país.

Os peritos pedem a contratação de mais profissionais, mais segurança nas agências, já que dois médicos foram assassinados, e a redução da jornada de trabalho sem corte no salário.

"Precisamos ter o direito que é pleno, em lei, do exercicio da jornada de forma ininterrupta em seis horas. A casa nos tem negado", diz Luiz Carlos de Teive Argolo, da Associação Nacional dos Médicos Peritos. Para o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, a reivindicação é injusta. "Não é possível reduzir a jornada de trabalho, ou seja, trabalhar meio período, ganhando pelo periodo integral."

Ação judicial pode obrigar perícia

Para tentar amenizar a situação, a Justiça determinou que o INSS continue pagando quem já recebia, mesmo sem nova perícia. Mas quem ainda não conseguiu o benefício espera ou entra na Justiça. "Pode entrar com uma ação judicial. Nessa ação, o juiz vai obrigar o INSS a realizar a perícia", explica Gustavo Alves, da comissão de Seguridade Social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fonte: G1

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/08/acao-judicial-pode-ser-opcao-para-obter-pericia-durante-greve-do-inss.html

Assista ao vídeo da reportagem no link

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/greve-dos-medicos-do-inss-prejudica-os-trabalhadores/1314286/#/Edições/20100806/page/1

6 comentários:

Orestes disse...

Boa essa matéria. Moostrou que o INSS tem o que esconder, ao não permitir a entrada do repórter na agência, que o ministro mente ao dizer que tentamos jornada de 04 horas e , por fim, que o inss é o único responsável pela greve e o sofrimento da população.
Esperamos que a casa civíl se sensibilize com esses fatos e possa abrir negociação, já que o INSS nada fez até o presente.

Anônimo disse...

O Ministro parece não ser a pessoa adequada para o cargo. O post diz que ele afirma que os peritos querem trabalhar 6h, metade da jornada, ganhando a mesma coisa? Que infeliz declaração. Metade de 8h é 4h. E a lei permite 6h ininterruptas. Ele conhece a lei 8112? ELE não quer por perseguir os peritos. coisa pessoal dele com os peritos. Parece que sente ódio. Como que as assistentes sociais vão conseguir as 6h sem redução, com justificativa de trabalho extenuante? Ser médico, ainda mais perito, é mais light do que ser assistente social? ANMP: TIRE A MÁSCARA DESSE SENHOR. POR FAVOR.

Anônimo disse...

E mais: o INSS tem determinando que não exista atendimento preferencial. Assim, provoca a ira dos segurados, ainda mais dos que estão em situação mais penosa. O INSS está fazendo isso. Pelo menos em uma GEX isso é fato: Campinas.

EU POR MIM MESMO disse...

Tome que essa greve não dê BODE !!!
Nem BODE EXPIATÓRIO e muito menos BODE INSPIRATÓRIO OU EXPIATÓRIO sibilante porque aí poderemos falar em BODE ASMÁTICO ou com BRONQUITE ASMATIFORME.
Se der BODE , que não dê o MILHAR INTEIRO porque aí....
Bem se CORRER A DILMA PEGA , SE FICAR O SERRA COME !
Mantenhamos firmes, camaradas !

EU POR MIM MESMO disse...

Errata: Tomara que essa greve não dê BODE!
NEM EXPIATÓRIO e muito menos INSPIRATÓRIO OU EXPIRATÓRIO sibilante....

Unknown disse...

Eu ainda acredito que a TV faz muito bem feito o trabalho, consegue moldar as pessoas sem esforço nenhum , digamos ...
Basta conversar com qualquer cidadão após a reportagem para ver como os peritos cairam no ibope ,se é que tinham ... Aí, a culpa é do perito, a culpa é de todos os funcionários públicos que estão "chorando de barriga cheia " e assim vai ... Ninguém , em hipótese nenhuma , menciona o "poderoso chefão"
Aliás , ninguém quer saber o problema do outro , ninguém quer saber se falta segurança aos peritos , e muito menos quer saber se fazem jus a uma redução da carga horária . O que as pessoas querem é chegar e ser atendidos , e lógico, com um deferimento favorável , saiu de lá , oque tem por trás , nos os interessa , é problema deles , não os diz respeito, não é ?
Uma triste realidade , infelizmente .