segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Governo apresentará proposta para que peritos médicos do INSS suspendam greve

ESTADÃO
16 de agosto de 2010 | 17h 47
Leia a notícia

Brasil
BRASÍLIA - Nesta terça-feira, 17, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes, terá uma audiência com o ministro da Previdência, Carlos Gabas, para falar sobre uma proposta à categoria que pode encerrar a greve de peritos médicos iniciada em 22 de junho.

"Ele nos ligou, pedindo que fizéssemos a intermediação junto aos peritos médicos, uma vez que ele não reconhece como legítima a intermediação da Associação Nacional de Médicos Peritos da Previdência (ANMP)", disse Carvalhaes.

"Nosso papel será o de tentar melhorar o máximo possível a proposta que será apresentada", garante o médico.

O andamento de 300 mil novos pedidos de auxílio-doença está sendo prejudicado pela paralisação, que atinge parcialmente a categoria dos peritos médicos da Previdência Social.

A pauta de reivindicações da categoria pede, entre outros pontos, a redução da carga horária dos peritos, para seis horas diárias, a adequação das agências de atendimento (com adaptação dos consultórios para a atividade e o respeito ao mínimo de 20 minutos por perícia) e, principalmente, condições para que o trabalho seja exercido com segurança.

Segundo Carvalhaes, a questão da segurança preocupa muito a categoria, porque foram registrados vários casos de agressão e até mesmo de assassinatos contra peritos médicos.

"Muitas vezes, indivíduos próximos da aposentadoria e afastados por alguma incapacidade temporária querem voltar à função para receber um benefício melhor do que é o pago nos casos de invalidez. E, como nem sempre obtêm o que querem, acabam partindo para a violência", explicou.

Carvalhaes sugeriu que o resultado das perícias contendo as conclusões dos peritos seja apresentado posteriormente, via eletrônica ou no balcão, para que o funcionário ajude a evitar o contato direto entre o beneficiário e o médico.

"Isso evitará que a insatisfação de alguns resulte em violência", justificou. "Enfim, o que queremos são condições técnicas que permitam o trabalho dos peritos médicos", afirma Carvalhaes.

O Superior Tribunal de Justiça já julgou preliminarmente a greve da categoria e a considerou legal. Mas determinou que pelo menos 50% dos cerca da 5 mil peritos médicos estejam ocupando seus postos. Isso, segundo Carvalhaes, já vem sendo cumprido.

A Agência Brasil tentou contatar o presidente da ANMP, mas a assessoria informou que ele só poderá conceder entrevistas a partir desta terça-feira.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,governo-apresentara-proposta-para-que-peritos-medicos-do-inss-suspendam-greve,595884,0.htm

11 comentários:

Orestes disse...

A princípio, acho que a entrada da FENAM,como catalizadora, pode ser útil. Mas, por questão de precaução, vamos aguardar a fada do CID para compreendermos qual é a dele.Torço para que não nos venha com discurso pelego.

Sandra disse...

Agora me digam só uma coisa:qual é o motivo alegado pelo ministro para justificar o não reconhecimento da ANMP como entidade representativa dos medicos peritos????
MAis uma vez constato que essa autarquia é claramente uma anarquia...

Luciana Coiro disse...

O Ministro não gosta do Presidente da ANMP. Vê se pode ! Um Ministro de Estado sem a menor isenção para tratar de um assunto SÉRIO desses por RIXA PESSOAL !

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Essa é a hora dos que ainda não aderiram a greve, que o façam!
Mesmo que por vezes não concordamos com a posição da ANMP ,é ela que nos representa.
Não pode uma madrasta má(MINISTRO) querer que um padrastro(FENAM) que nem nos conhece e nem quer saber o que queremos , mandar na gente. Pois fazendo o bem ou mau, ruim ou bom nós temos um pai(ANMP).
Assim amigos , tentem trazar para a greve os que ainda tem duvida.
E lembrá-los que só nós podemos decidir o rumo de nossas vidas.

Regiane Alves da Rosa . disse...

Pois bem, minha posição é clara,basta ver minhas colocções anteriores(NÃO SEGUIREI ACORDO REALIZADO PELA FENAM); Não sou da ANMP (me desvinculei desde março deste ano por querer algo que a ANMP não estava reivindicando(Carreira Típica de Estado com subsídeos condizentes a autonomia para os meus atos periciais; NÃO ACEITO FENAM (NÃO NOS REPRESENTA E SUA INTROMISSÃO POR MELHOR QUE SEJA IRÁ DESCARAVTERIZAR A ANMP(INSTITUIÇÃO QUE MAL OU BEM REPRESENTA A CLASSE --> QUE A FENAM ENTÃO APOIE A ANMP); SE ESTA QUESTÃO FOR LEVADA DESSA MANEIRA ENTÃO É PONTO PARA O ARGOLO --> SE O MINISTRO NÃO QUER NEGOCIAR COM O PRESIDENTE DA ANMP, ENTÃO A ASSOCIAÇÃO NÃO TEM QUE NEGOCIAR COM O MINISTRO,NEGOCIA-SE DIRETO COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: PONTO PARA ARGOLO.)
DEVEMOS APOIAR A ANMP PORÉM com NOSSAS REAIS INTENSÕES(6 H E Careira de Estado. A FENAM JÁ FOI CHAMADA DE PROPÓSITO PELO GABAS POIS A ARAPUCA JÁ ESTÁ ARMADA).

Regiane Alves da Rosa . disse...

Na pior das possibilidades,que um dos delegados(o que tiver "mais testículos" para brigarsdf)seja eleito entre seus pares para então representar toda a classe, e por óbvio,que tenha nosso total respaldo ao leve as reinvindicações realmente importantes para a mesa de negociação e as faça preto-no-branco(autonomia,carreira de estado,6h sem descontos -->parem com essa idiotice de "regulamentar" 2 hs. Tô pronta para greve de 100% se for o caso até conseguirmos o que queremos. Na "maciota" já vimos que não vai. Não aguardemos o final das eleições pois aí não teremos mais munição!

EU POR MIM MESMO disse...

A GREVE DOS 55 DIAS! Peritos uni-vos !

17/08/2010
Greve atrasa 300 mil auxílios do INSS

Ana Magalhães
do Agora

Nos 55 dias de paralisação dos médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cerca de 300 mil segurados pediram o auxílio-doença no país, mas não foram atendidos, segundo o Ministério da Previdência.

Hoje, o ministro Carlos Eduardo Gabas e o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, vão se reunir com o presidente da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), Cid Carvalhaes, para buscar uma solução para a greve da categoria.

A pedido do ministro, a federação vai intermediar as negociações entre os médicos peritos e o INSS. A paralisação começou no dia 22 de junho, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar uma emenda (a um projeto de lei) que reduzia de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho desses servidores, sem mudança no salário.

EU POR MIM MESMO disse...

É mil vezes melhor a FENAM negociar do que os peritos ficarem a mercê de uma associação " anmp" que apenas representa-se a si mesma !

Eduardo Henrique Almeida disse...

Situação inimaginável há 3 anos apenas. A ANMP coordenou o maior movimento médico em décadas, conquistou uma carreira regulamentada por lei, foi referência para outras entidades e agora está caminhando para um fim melancólico. Não soube articular alianças, não soube encontrar novos temas nem enxergar caminhos para a carreira. Caiu na soberba, na vaidade, afastou-se das bases e viveu de auto-elogios de sua cúpula. Está pagando o preço disto e este é mais caro que os 80 mil mensais gastos com apenas 2 diretores. Torço para NOSSA entidade representativa sobreviver.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.