quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AÇÃO DE DESAPOSENTAÇÃO

APOSENTAR DE NOVO

Quem já se aposentou e continuou a trabalhar e a contribuir com a Previdência Social pode abrir mão do benefício e tentar receber outro com valor maior. Isso se chama de desaposentação. O STJ inovou na possibilidade de aplicação do conceito, cuja situação típica se configura quando a pessoa se aposenta proporcionalmente, mas continua trabalhando e contribuindo para o INSS. Posteriormente, usa esse tempo para conseguir aposentadoria integral. A possibilidade tem sido admitida em primeira e segunda instâncias. No entanto, é exigida a devolução dos benefícios já pagos. Na avaliação do STJ, como a pessoa já contribuiu com a seguridade, não haveria por que devolver os benefícios.

DIREITO

O ministro Hamilton Carvalhido considerou que abdicar da aposentadoria é um direito que depende apenas da deliberação do beneficiado ."A aposentadoria é um direito patrimonial disponível [a pessoa pode abrir. mão] e o interessado pode escolher o sistema que melhor lhe assiste", afirmou o magistrado. A ministra Laurita Vaz também entendeu nesse sentido, admitindo que um aposentado abrisse mão do benefício que recebia como trabalhador rural para poder receber outro mais vantajoso como trabalhador urbano.

Fonte: Jornal de Brasília, Coluna Ponto do Servidor, edição de 12/08/2010.

Um comentário:

Unknown disse...

Prezados, nossos cumprimentos.

Publicamos no site do Geraldo Marcos Advogados Associados, um escritório de advocacia em BH, um pequeno artigo sobre Desaposentação em nossa área de Direito Previdenciário.

Aguardamos sua visita em nosso site!