quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

OPINIÃO DO LEITOR: O PREÇO DA OMISSÃO

Por Danielle Ferreira Almeida
Perita Médica - GEx Divinópolis

"O preço da omissão

Tudo tem seu preço, por que seria diferente do caso da omissão?

Nós Médicos de um modo geral, nós peritos médicos previdenciários estamos pagando o preço da omissão. Na verdade de uma sucessão de omissões.

Historicamente somos uma classe omissa, “umbigocêntrica”. Embora chamados por anos de “máfia branca”, não passamos de pessoas sem capacidade de mobilização, omissos sob diversas alegações, e agora estamos arcando com as consequências.

Fomos omissos na elaboração da Lei do Ato Médico, deixamos para última hora a mobilização. Não nos dispusemos, quando alguma notoriedade tínhamos, a largar nossos afazeres para fazer barulho, pois talvez isso maculasse nossa branca imagem. O resultado está aí. 

Fomos omissos em escolher nossos representantes de classe, muitos não votaram, muitos dos que votaram o fizeram errado (“errado” talvez não seja o termo, votamos acreditando no que nos foi prometido, valorizando a palavra de um de nossos pares). A atual diretoria está aí, gerando insatisfação a muitos, revolta expressa a poucos e omissão da maioria. Até para defender a diretoria da ANMP há omissão dos concordantes, dos beneficiados por situações locais favoráveis. Mas o que incomoda é a omissão dos que se sentem prejudicados, abandonados, injustiçados, TRAÍDOS! 

Votei na atual diretoria, sou criticada pelos colegas que não votaram, mas não posso voltar atrás e cancelar meu voto. Posso deixar de ser omissa e falar, embora não haja um canal de comunicação para tal devido à censura disfarçada de moderação.

A Diretoria se omite quando um membro do conselho fiscal assina documentos que vão diretamente contra a carreira da perícia médica e contra até mesmo movimento legítimo que a ANMP já abraçou anteriormente.

A Diretoria se omite quando não responde questionamentos e até mesmo vídeos mostrando suas promessas de campanha. A Diretoria foi enganada pelo governo? Como assim? Não eram tão próximos ao Governo?

Deixemos de ser omissos, escolhamos nossos representantes. Se a ANMP é a via para enfrentamento do Governo cobremos, exijamos da atual Diretoria que deixe de ser omissa. Caso isso não ocorra deixemos nós a omissão e vamos nos mobilizar. 

Não sejamos omissos, embora seja vergonhoso ser médico e perito neste país, “paguemos este mico” e vamos nos mobilizar."

Nota do BLOG: Texto enviado pela colega sob a alegação de que a mesma tentou postar isso no fórum da ANMP mas não teria sido aceito para publicação.

2 comentários:

Paulo Taveira disse...

Parabéns Dani. Que sua visão se espalhe. Eu acordei um pouco antes e fico triste que nós continuemos nos deixando enganar, por espertalhões e mentirosos de todos os quilates. Contudo antes tarde do que nunca -nosso caso- e dos colegas que ainda se apegam a ´pequenos cargos de pequenos burocratas, emprestando seu carimbo para que com a ajuda da anmp a autarquia ainda se sinta confortável nos escalpelando. Um abraço amigo e vamos ter novas eleições...

E.G. disse...

Muito interessante o desabafo inclusive a parte: "a ANMP é a via para enfrentamento DO Governo". Que apesar de não ter sido proposital, está corretissimo.
Há muito tempo deixou de representar os peritos para representar o governo contra os peritos, mantendo-os no cabresto, impedindo que se manifestem.