segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"73% DOS SERVIDORES DO INSS TÊM DANOS INSTALADOS"

Estudo da UnB sugere mudanças no estilo de gestão do trabalho no INSS
24/02/2014

Os resultados preliminares desse estudo foram apresentados na sexta-feira (21) a representantes sindicais do INSS e dirigentes do Sindsprev-PE.

"Emílio Facas destaca que o atual estilo de gestão é causa de danos psicológicos e físicos e gera vivências de indignidade nos servidores. É comum nos trabalhadores sentimentos de injustiça na distribuição das tarefas e a sensação de que é insuficiente o número de servidores para a carga de trabalho. As conseqüências físicas disso são o alto índice de trabalhadores com dores nas costas e braços e com alterações no sono. Em 73% dos servidores o dano físico já está instalado, e 43% apresenta danos psicológicos, como mau-humor, tristeza e amargura. Outro dado espantoso é que 71% dos servidores admitem que trabalham mesmo estando doentes.

Os resultados das entrevistas confirmam os encontrados pela aplicação do PROART. As falas dos servidores evidenciam as intrínsecas relações entre as categorias – organização do trabalho, condições de trabalho e modos de gestão – e o desempenho dos servidores do órgão. O modo como o órgão tem se estruturado desde o seu surgimento e a dificuldade na descrição dos cargos tem levado a constantes acúmulos de função assim como sobreposição de cargos, estando também a falta de mão de obra atrelada a essa divisão do trabalho.

Segundo os coordenadores da pesquisa se faz necessária a reestruturação do modelo de gestão do trabalho no INSS. Sugere-se um modelo coletivista-realizador, que valorize as decisões e o trabalho coletivo entre todos os atores organizacionais, bem como que favoreça a interação profissional e a promoção de um maior bem-estar das pessoas e a valorização do reconhecimento do trabalho executado pelo servidor." 

Íntegra:

Nenhum comentário: