terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CASO BENTO GONÇALVES - CUBANO QUE NÃO SABE FALAR PORTUGUÊS SERÁ "DEVOLVIDO" Á CUBA

Por dificuldades com português Médico Cubano no RS deve voltar a Cuba
Representante do Mais Médicos confirmou retorno do profissional ao país.
Médico foi afastado de Unidade Básica de Bento Gonçalves, na Serra.
Luiza Carneiro
Do G1 RS


Médico cubano Luiz Henrique Rodriguez atuava em Bento Gonçalves (Foto: Roni Rigon/Agência RBS)

Um médico cubano integrante do programa Mais Médicos que atuava em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, voltará a Cuba nos próximos dias. Ele foi afastado da Unidade Básica de Saúde onde trabalhou por 40 dias pela Secretaria da Saúde do município, sob a alegação de ter dificuldades com a língua portuguesa.

De acordo com o representante do programa do governo federal no estado, Alexandre Amorim, a decisão de mandá-lo de volta ao seu país de origem foi tomada na sexta-feira (14). Luis Enrique Rodriguez chegou ao Brasil em novembro do ano passado e passou pela fase de adaptação, participando das aulas de português e sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro.

“Uma vez que identificamos a dificuldade de comunicação, enviamos um carro a Bento, buscamos o médico e estamos aguardando os trâmites para enviá-lo de volta a Cuba”, explicou ao G1Alexandre Amorim, que também é coordenador-adjunto da Atenção Básica à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde.
saiba mais

Segundo Amorim, Rodriguez está hospedado em Porto Alegre e aguarda a decisão do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A reportagem tentou contato com o médico, mas ele não quis se pronunciar sobre o caso.

A dificuldade de comunicação com os pacientes fez com que o estrangeiro fosse afastado temporariamente da função pelos representantes do programa no estado. O problema foi percebido pela secretaria municipal quando pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova, onde o cubano trabalhava, começaram a procurar atendimento em outras unidades. Os próprios funcionários da unidade confirmaram o fato.

“Percebemos uma queda da demanda na comunidade [Vila Nova]. Assistentes sociais e técnicos de enfermagem nos relataram que havia essa dificuldade. Como não houve melhora significativa, foi tomada a decisão”, afirmou o coordenador médico da Secretaria de Saúde do município, Marco Antônio Ebert. Enquanto aguardava uma posição oficial, Rodriguez trabalhou na revisão de prontuários clínicos na prefeitura da cidade.

O governo estadual espera que o médico volte a Cuba e retome as aulas de português lá, apesar de ter estudado a língua no Brasil também. “Ele, a princípio, passou nas avaliações aqui no Brasil. Não tem como trabalhar se não passa por essa seleção. Ele não tinha problema técnico ou clínico, o problema era a língua”, apontou Amorim.

O coordenador completa que, caso queira, Rodriguez poderá voltar a se inscrever no programa Mais Médicos. “Desde que ele atenda aos nossos requisitos. A gente quer melhorar a saúde da população e estamos com um grau de exigência alto”, afirmou.

A previsão é que Bento Gonçalves receba mais quatro médicos do programa. Apenas uma médica cadastrada atende atualmente no município. Por enquanto, a UBS da Vila Nova, onde Rodriguez atuava, ficará sem profissional. A prefeitura promete remanejar a vaga nos próximos dias.

O G1 entrou em contato e aguarda uma posição oficial do Ministério da Saúde sobre o caso.

Nota do BLOG:

1) Padilha, porque está devolvendo o cubano se o amor é mais importante que a língua? 

2) È assim que os escravos cubanos são tratados: Se "deu defeito", devolve pra Cuba...

Nenhum comentário: