quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PREOCUPADO COM PROBLEMAS NO INSS, SE PLANEJA JOGAR A BOMBA NO COLO DO PMDB

Fontes de Brasília me passaram que o Governo anda muito preocupado com os péssimos indicadores fornecidos pelo INSS nos últimos meses. Se a justificativa oficial para a queda do ex-presidente Hauschild foi a inconformidade com os números apresentados, tidos como ruins, então pela mesma lógica ele teria que ser recontratado imediatamente pois os números atuais apresentados por seu sucessor são bem piores, exceto o tempo médio de agendamento de perícias, cuja melhora parcial foi exclusiva devido a um ato administrativo defendido há anos por este blog (o fim do memorando 42) mas insuficiente para evitar as dezenas de derrotas em ações judiciais impostas pelo MPF. 

Como prêmio por sua competência, a então Diretora de Saúde do Trabalhador foi exonerada e em seu lugar colocaram um colega que até hoje tem dificuldades em entender o que é perícia médica, paralisando toda a DIRSAT.

Hoje, no Brasil, em 4 estados já é possível obter auxílio-doença apenas com o atestado do médico assistente, sem passar por perícia: Rondônia, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Imaginem a área financeira do governo como não anda "feliz" com o INSS.

O problema é que as queixas se avolumaram tanto que estão impactando na agenda de políticos e estes políticos (vereadores, deputados, senadores, governadores) estão se queixando muito em Brasília dos desmandos do INSS.

E para o Governo o grande problema é que se vincule essa crise previdenciária no colo do Secretário-Executivo do MPS, Carlos Eduardo Gabas, tido por todos como o real comandante do INSS e responsável por tudo o que acontece na autarquia.

Uma crise dessa monta vinculada à gestão do PT seria péssima para as pretensões partidárias em 2014. Por isso, segundo as fontes, urde-se um plano em Brasília para livrar Gabas e consequentemente o PT da pecha de "destruidor da previdência". O plano é jogar toda a culpa no colo do PMDB, aproveitando que este partido ocupa a vaga de Ministro da Previdência, Senador Garibaldi Filho (PMDB-RN).

Como "Ministro", seria ele o principal responsável pelos desmandos no INSS, limpando a barra do comissário. O PMDB leva a culpa e abre as portas para toda a cadeia de comando ficar com o PT, escondendo-se o fato de que, apesar de "teoricamente" ser um ministério do PMDB, na prática quem sempre mandou e desmandou nesses 11 anos de petismo foi o PT, através de seu comissário.

Simples assim.

Nenhum comentário: