sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ponto de Vista - MP 568 - Precisávamos ter nos adiantado!

A MP 568 tem provocado alvoroço e tumulto entre os nossos, em especial nos 48.000 que terão a "discreta" mordida que lhes reduzirá 50% do salário com a criação do "teratolegis" VPNI - enquanto a Comissão de Orçamento deu parecer favorável 2 dias antes para mais 20% de aumento no judiciário.

Impressionante os médicos vão desafiando e reescrevendo as leis de Adam Smith da economia. Aquela da oferta e procura. Todos os dias sem exceção tem notícias sobre "uma operação na PF envolvendo o INSS", "o tamanho da barriga do Ronaldo", "Um novo sermão da Dilma nos Ministros", "um novo esquema de corrupção" e, claro, sobre "falta de médicos". Falta esta que incrivelmente não se traduz na valorização do profissional. 

É isso a MP 568 tem provocado muito alarde na comunidade de branco. Criação sites "pela dignidade médica" ou "doctorpower" ou "eu amo a medicina", num estado quase de embriagez romantica. Aliás, por falar em branco, acho que ele está cada vez "demodé", "oldfashion", cada vez menos médico e mais "pai-de-santo" e que deveríamos assumir o preto. Este sim está com força total. A coisa está mais para Preta que Branca (toga de juiz, caburão, rabecão, luto, urubu de má sorte, gato preto, pirataria de planos de saúde, tarja preta de estresse e, claro, a bandeira do anarquismo. Realmente deprimimente. A medicina é uma cena de velório. 

Nos corredores dos hospitais se ouve: "É uma falta de absurdo!", "É uma falta de sacanagem!", "É uma cuspida na cara", "É um chute nos testículos","É o meu direito! É a minha profissão! É a uma injustiça!". Outro dia uma colega chorava como se tivesse sido traída pelo marido num cantinho revoltada com o governo. Quase rimos da desgraça quando me perguntou oq ue era VPNI e respondi: "vencimento de pessoa não-importante". O médico está no fundo do poço e governo está derramando água dentro para matar mais rápido. Agonia. Espasmos. Ameaça de greve. Passeatas. Paralisações. Nada parece sensibilizar. 

Na perícia médica do INSS, como se não bastassem, o curso pé na cova e todas as medidas para sugar ao máximo o sangue dos "aposentadandos" veteranos quase com tanta gana e teimosia quanto a própria morte dentro de uma UTI, ainda piora ainda mais. Ainda retira a GDAMP dos aposentados num ato de extrema covardia. Humilhação essa é a palavra. 

Assistir e elogiar representantes agindo parece aliviar o peso da decepção. O que pouca gente sabe é que não foram apanhado de "surpresa". Sim a MP 568, nada mais é que uma transcrição apimentada do PL2203 mandado do executivo para a câmara em 31 de agosto de 2011, anunciei no mesmo dia no Blog Perito.med. A transformação do PL numa MP serviu apenas para provocar e provar o quando existe "interesse" do governo em "prejudicar" os médicos, que ele diz retirar privilégios, a qualquer preço e dar celeridade ao processo. O que a comunidade médica tem que perguntar do alto da sua laje é o que foi feito neste período? Em que pronto-socorros caóticos estávamos nós e os nossos representantes? Alguma reunião com alta cúpula participamos? Será a eterna luta por salários nos cegou pela luta dos direitos? E as "condições de trabalho"? A verdade é que subestimamos o projeto. Que nos sirva de lição! Precisamos nos adiantar aos fatos!

Nenhum comentário: