sexta-feira, 1 de junho de 2012

BRASÍLIA É UMA FESTA - OU DA SÉRIE: NÃO HÁ O QUE NÃO HAJA

Brasília é uma festa. Em plena crise institucional causada por um Ministro boquirroto e politiqueiro que entrou para a frigideira após cometer calúnia e difamação contra um ex-presidente da república atacado por ele com uma "denúncia" sem provas em rede nacional, o STF mostra porque somos brasileiros e se reúne em gala para a entrega do XXII Troféu Dom Quixote de la Mancha, destinado a pessoas que se destacaram na defesa da ética, da moralidade, da justiça e dos direitos da cidadania, como diz o anúncio do prêmio.

Esse ano diversas personalidades ganharam o prêmio, dentre elas o nosso presidente do INSS, Mauro Hauschild, que comemorou muito o prêmio que foi entregue em suas mãos por seu ex-patrão no STF, o seu ex-colega de AGU e atual Ministro Toffoli (foto da esquerda).

Não dá pra deixar de comentar que o presidente do INSS receber o prêmio Dom Quixote é uma piada pronta, afinal de contas instituição mais quixotesca que esta autarquia está para nascer. Se bem que quem merecia de fato este prêmio são os peritos que se dedicam ao movimento pela ética e legalidade do ato médico pericial, estes sim verdadeiros "Dom Quixotes" lutando contra os moinhos de vento paquidérmicos e corruptos que empurram a passos de cágado a autarquia previdenciária pública.

O presidente do INSS certamente merece esse prêmio, afinal de contas, haja Miguel Cervantes na cabeceira da cama para se dizer feliz no comando de uma autarquia que é a mais corrupta do país, com o maior índice de demissões do serviço público (absoluto e percentual), com um dos menores índices de escolaridade de toda o serviço público federal (menos de 20% de diplomados, índice que cai a menos de 10% quando o corte se dá nos cargos mais elevados) e com o maior índice de exonerações a pedido de uma carreira (a dos peritos médicos previdenciários).

Por falar em corrupção, pela quantidade de trabalho que o INSS dá à Força Tarefa Previdenciária, com quase dois estouros de quadrilhas por semana útil (vide acima) penso que talvez o INSS poderia ser agraciado pelo STF com o "Prêmio Al Capone" pelo conjunto da obra.

HOMENAGEADO DO ANO: INSS

Na solenidade do XXII Prêmio Dom Quixote foram agraciados também outras relevantes figuras do cenário brasiliense e nacional, como o Presidente do STJ, Ministro Ari Pargendler, que prestou relevantes contribuições à ética, moralidade pública e da Justiça como no caso em que foi acusado de fazer lobby para a Presidente Dilma nomear sua cunhada como Ministra do STJ (leia aqui e aqui) e também prestou relevantes serviços aos diretos de cidadania ao ser denunciado por demitir um estagiário do STJ apenas pelo fato do mesmo estar atrás dele em um caixa eletrônico (leia aqui).
Outro nome de peso nomeado foi o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, já velho conhecido deste blog, que vem enfrentando uma série de acusações de prevaricação e improbidade administrativa ao sobrestar sem razão fundamentada e documentada por mais de 3 anos denúncia da Polícia Federal contra colega de Ministério Público e Senador Demóstenes Torres acusado de conluio com o que se conhece agora como a CPI do Cachoeira. (leia aqui, aqui, aqui e aqui). Certamente ser desmentido em rede nacional por delegados federaisser chamado de prevaricador e criminoso pelo ex-presidente Collor e ficar calado é um grande exemplo à ética e moralidade.

Como se vê, os agraciados pelo prêmio "Dom Quixote" fazem jus à seriedade do evento. Só espero que com essa vocação de criar prêmios inspirados em clássicos da literatura o STF não invente o troféu "Pinocchio", pois temo que se isso ocorrer a demanda exigirá produção em massa do troféu, afetando ainda mais as combalidas finanças daquela Corte.

TROFÉU PINOCCHIO

Um comentário:

HSaraivaXavier disse...

Chico, você anda inspirado demais.
Merecia prêmio também.