segunda-feira, 25 de junho de 2012

SIMERS E ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE PERITOS MÉDICOS DO INSS DESMENTEM INSS



SIMERS e Associação Gaúcha de Médicos Peritos desmentem INSS

"O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e a Associação Gaúcha dos Médicos Peritos divulgaram nota nesta segunda-feira sobre as declarações equivocadas da presidência do INSS. Segue texto:

A VERDADE SOBRE AS PERÍCIAS DO INSS

A respeito das perícias do INSS, informamos:

1. Há 46 peritos lotados na gerência Porto Alegre (que engloba Viamão e Alvorada) e destes, 80% dedicam-se exclusivamente ao atendimento dos segurados.

 2. O tempo de espera por perícia pode chegar a mais de quatro meses devido ao número restrito de médicos peritos. A situação se agravou nos últimos anos, com grande número de exonerações e aposentadorias, e concursos públicos com vagas insuficientes.

 3. As entidades reivindicam, em cumprimento a Lei da Transparência, a divulgação pública dos relatórios do INSS.

Os médicos peritos têm alertado para o esvaziamento de um quarto do quadro nos últimos 48 meses, prejudicando o atendimento do público, além das dificuldades com o sistema informatizado obsoleto que leva a processos demorados de atendimento.

Porto Alegre, 26 de junho de 2012.
Dr. Paulo de Argollo Mendes Dr. Francisco Luciani
Presidente do SIMERS Presidente da Associação Gaúcha dos Médicos Peritos do RS"


NOTA DO BLOG: Foi muita cara de pau do INSS querer atribuir o seu fracasso gerencial no Sul a uma mera questão de produtividade de perito e de falta de perito, dando a entender que havia uma "caixa preta" a ser aberta. Como já dissemos, se existe caixa preta a ser aberta é porque o desastre já ocorreu e se existe fila em Porto Alegre a culpa é exclusiva da Gerência de Porto Alegre e da Superintendência Sul, não à toa recentemente a superintendente foi trocada. A nota conjunta esclarece que perito trabalha e trabalha MUITO sob terríveis condições e péssimos salários. Porém pela IMPORTÂNCIA qie o INSS dá ao atendimento em APS é de se estranhar que não faça uma gestão eficaz pois só mantem metade dos peritos nesse trabalho insalubre, SEMPRE OS MESMOS PERITOS. Uma outra parcela atende público mas fora da APS, em reabilitações e juntas dentre outros. E tem 20% em outros serviços da carreira. O INSS sim é que deve muita explicação. Porque não pega os 20% que estão na retaguarda e coloca na linha de frente, para ajudar os já exauridos colegas das APS? Porque não destina vagas em suficiente para Porto Alegre nos concursos? Por que não faz rodízio de atividades? Porque tudo é tão ruim no INSS? A quem interessa o caos? Ah sim, as diárias e pagamentos de serviços externos...

Nenhum comentário: