sexta-feira, 29 de junho de 2012

JORNAL ZERO HORA

Caos nas perícias
INSS quer amenizar drama em 120 dias no Estado

Reunião do presidente do órgão com peritos da Capital e da Região Metropolitana se encerrou com promessas e um pedido velado de desculpas

Após quatro horas de cobranças e explicações, a reunião do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, com peritos da Capital e da Região Metropolitana se encerrou com promessas e um pedido velado de desculpas.

A previsão é de que o quadro caótico para o agendamento de perícias em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo seja amenizado, em até 120 dias, com o remanejamento de profissionais de outras regiões.

Embora o encontro tenha distensionado a relação entre Hauschild e os médicos, peritos prometem colocar a possibilidade de paralisação na pauta da assembleia da categoria, na próxima segunda-feira, em Porto Alegre.

Agendado para as 13h, o encontro se iniciou com uma hora de atraso. Ao chegar à Agência de Previdência Social de Benefício por Incapacidade, Hauschild, semblante tensionado, proibiu o ingresso da imprensa no auditório. Em entrevista a Zero Hora, ele havia dito que peritos lotados em Porto Alegre "não têm o mesmo volume de trabalho que outros médicos da perícia do INSS" e sugeriu que profissionais possam não cumprir seus horários de trabalho. A decisão de vetar a presença de jornalistas contrariou o presidente da Associação Gaúcha dos Médicos Peritos Previdenciários, Francisco Carlos Luciani:

— Nós queríamos que a imprensa estivesse aqui dentro. Não temos nada a esconder. Os dados do próprio INSS atestam a produtividade dos peritos gaúchos.

Com as portas de vidro cerradas, protegidos pela cortina, Hauschild e médicos lavaram roupa suja.

— Foi uma discussão dura, mas o resultado foi bom. Mostramos para ele que, entre 2008 e 2012, a média de aposentadorias e demissões de peritos no Estado foi de 41% enquanto que, no mesmo período, a média no Brasil foi de 15%. Ele pareceu surpreso — diz Clarissa Coelho Bassin, diretora do Sindicato Médico e vice-presidente da Associação Gaúcha dos Médicos Peritos, destacando que é estudada a possibilidade de processar o gestor.

Uma fonte ouvida por Zero Hora informou que Hauschild não chegou a pedir desculpas, mas falou:

— Se alguém se sentiu ofendido (com as declarações), não era esta a minha intenção.

Ao final do encontro, em breve entrevista à imprensa, Hauschild anunciou que, com objetivo de amenizar a situação, haverá remanejamento de médicos para Canoas, Porto Alegre e Novo Hamburgo, e que pelo menos 125 novos peritos deverão ser contratados ainda este ano no país.

Nenhum comentário: