sábado, 9 de junho de 2012

Ponto de Vista - Esquerdas, Pseudoesquerdas,Médicos e a MP 568!

No post anterior, cita-se as idéias vindas de Foucault. Que não viessem de Illich é alentador. Mas não tenho esta certeza. Sem dúvida querem excluir o médico da saúde! Sem dúvida empregam tudo que podem neste sentido. O último aceno é a MP568. Querem reordenar a necessidade de cuidados médicos à sociedade. Como diria Garrincha: "é preciso combinar com os russos!" A sociedade aceita? Sim porque o Brasil não é a China miserável de 40 anos atrás, de Mao Zedong com seus "médicos dos pés descalços". Não é o Kampuchea de Pol Pot e seus campos do silêncio onde médicos aos milhares eram mortos  e os crânios e ossadas encontradas ainda hoje transformadas em pontos de turismo! Não é o Chile de Allende -curiosamente também médico- !

Vejamos o que Illich publicou em 1976 sobre Allende e a medicalização excessiva e perniciosa que os médicos trazem à sociedade ao redor do mundo: "...Salvador Allende, o falecido presidente do Chile, que era também médico, foi até agora o único homem de Estado ocidental a tentar por um dique na progressão abusiva dos medicamentos. Ele propôs proibir a importação pelo Chile  de todo novo medicamento que não tivesse sido testado antes, durante sete anos pelo menos na população norte americana sem ter sido retirado pela U.S. Food and Drug Administration. Propôs  também a redução da farmacopéia nacional  a algumas dúzias de produtos, mais ou menos os mesmos que cada médico chinês  de pés nus leva consigo. Uma grande maioria de médicos chilenos não respondeu ao apelo de seu presidente. Bom número daqueles  que ensaiaram por em prática suas idéias foram assassinados na semana seguinte ao putsch dos coronéis  em 11 de setembro de 1973."(pág 54 , A expropriação da saúde, Ivan Illich,1976, Ed Nova Fronteira)-

A medicina é um assunto político quando se trata de aplicá-la às massas mas no caso individual de cada um...aí não! A presidente, o ex-presidente, Fidel, que usa o hospital de Havana a que a população não tem acesso onde leva Chavez!-(twits de Yoani Sánchez-)

Por aqui vamos vendo cada vez mais a mesma mentalidade prosperar: medicina de ponta para cidadãos de 1ª classe e medicina sem médico- cada vez mais- para cidadãos de 2ª classe! Mas agora, nestes dias, ainda existem médicos de pés descalços na China? O povo já não mais miserável, aceita?

Brasil sempre atrasado!
E o SUS foi mesmo sòmente sonho!
E o médico aí pagando a conta!

Nenhum comentário: