sexta-feira, 15 de junho de 2012

QUEM É JAMES CAPIXABA? LOBISTA DA ANMP?

James de Jesus Oliveira, nascido a 05/06/1973, natural de Vitória/ES, Ensino Superior Completo, Casado e Empresário. Esses são os dados básicos disponíveis no site do TRE onde o dito empresário está registrado como candidato derrotado a Deputado Federal pelo PTB-ES em 2010. Espírito Santo lembra a terra da vice-presidente da ANMP, Dra. Maria Virgínia de Medeiros Eloy, também capixaba. 


James "Capixaba"

Quem é James de Jesus Oliveira, ou James Capixaba, como é conhecido em Brasília? Qual a sua relação com a ANMP? Por que anda falando, em nome da ANMP, pelos peritos pelos corredores de Brasília? Empresário ou lobista? Quem está pagando a esse senhor para falar sobre peritos e perícia? Quem delegou a James Capixaba o futuro de 5.000 famílias? A ANMP contratou essa pessoa? Quanto paga por mês?

Este blog abre a pergunta para descobrirmos mais sobre uma figura que passou a fazer parte do cotidiano da carreira pericial nos últimos tempos, muitas vezes em companhia de diretores da ANMP. Mas nenhum perito fora desse pequeno metiê sabia da existência desse senhor até pouco tempo atrás.

Algum tempo atrás chegou aos ouvidos deste blog que uma pessoa intitulada "James Capixaba" andava incomodando políticos e graduados do governo fazendo um lobby meio desastrado a respeito de temas sobre a perícia médica do INSS e em nome da ANMP. Como não sabíamos do que se tratava, a informação ficou guardada, devia ser "um lobista" pensamos.

Depois outra informação de outra fonte fora do INSS repetiu a mesma história: Um suposto lobista a mando da ANMP, intitulado James "Capixaba", estaria queimando o filme da entidade em BSB com sua ação desastrada. Nada que surpreendesse, já havíamos previsto o naufrágio da ANMP com a gestão atual.

Mas ontem a coisa mudou de figura. Recebemos diversos telefonemas de BSB dando conta que James "Capixaba" e sua conterrânea Virgínia "Capixaba" andaram visitando gabinetes do INSS e do Senado Federal desesperados, de forma tensa e frenética, mas não para defender pautas da perícia médica. Estavam se dedicando a falar mal, muito mal, de mim e dos colegas do Sindicato dos Peritos Médicos. Tentaram a todo o custo revogar o convite feito pelo Senador Paulo Paim (PT-RS) ao presidente do sindicato, Dr. Ricardo Abdou, para a participação de hoje na Audiência Pública no Senado sobre a Perícia Médica.

Uma testemunha nos disse que usaram adjetivos como "bando de picaretas", "mentirosos", "o sindicato é uma fraude, não existe" de forma tão intensa que o interlocutor assustado nos ligou para informar o ocorrido.

É claro que o convite não foi retirado, Dr. Abdou falou e falou BEM, sua palavra foi muito bem recebida tanto que após a audiência ele passou a tarde em vários gabinetes do Senado Federal a convite para conversas sobre a carreira.

James Capixaba estava lá na audiência hoje, sentado junto com sua colega Virgínia Eloy e uma claque que a ANMP bancou para ir a Brasília fazer cara de paisagem. 

Fico imaginando... ontem foi a votação da MP 568 na Câmara. O artigo 82, que prejudica a gratificação dos peritos, foi mantido. O sindicato tentou emplacar uma emenda porém não conseguimos. Mas a ANMP estava lá com muito dinheiro, diretores e seu lobista capixaba.

Ao invés de concentrarem esforços para aprovar as medidas favoráveis aos peritos, gastaram o seu precioso tempo exclusivamente para desqualificar os colegas do sindicato? É pra isso que 5000 colegas pagam a ANMP? Eu estou pagando a ANMP para que falem mal de mim, me chamem de picareta em BSB, é isso? Enquanto que a função primordial foi negligenciada?

É por isso que nasceu um sindicato, pois os peritos cansaram de "servir à entidade". Está na hora de uma entidade que sirva aos peritos.

Voltando ao assunto, quando alguém fala mal de mim eu passo a ter interesse sobre a pessoa. A Virgínia "Capixaba" Eloy já sabemos quem é. Ela era a representante médica na CGBENIM quando foram criadas as 24 perícias e ajudou a implementar o SABI com a entrega da CRER pelo perito país afora. 

Mas, e James Capixaba? Quem é ele? Lobista? Empresário? Enrolador? Bom, algumas coisas descobrimos, como sua candidatura derrotada em 2010 (acima mostrada), descobrimos também que ele se diz amigo do José Dirceu, pelo menos assim se definiu nesse recado dado no blog dele (clique aqui).

Amigo do Zé Dirceu? Se candidatando pelo PTB? Ou seria apenas mais um dos milhares de lobistas que usam indevidamente o nome de José Dirceu em Brasília?

Ele se declara dono de uma empresa, a GROUP JAMES VISION OF BUSINESS -HOLDING, nome  muito pomposo, gostei muito do "Vision of Business" , bem ao estilo "Caco Antibes". 

Curioso é que existe uma sentença recente envolvendo essa empresa. Sou leigo, posso estar enganado, mas pela sentença parece que o James Capixaba foi contratado via sua Pessoa Jurídica para fazer "representação comercial" (lobby?) de uma grande empresa capixaba a R$ 12.000,00 por mês mais 12% sobre cada contrato celebrado. Mas mesmo assim ele processou seu contratante querendo reconhecimento de vínculo trabalhista celetista quando do fim do contrato. Parece estranho, mas o TRT-ES indefiriu o pleito. A sentença é recentíssima, vejam aqui e aqui

Estaria a ANMP sob risco de sofrer o mesmo tipo de processo? Qual foi o contrato celebrado entre a ANMP e James Capixaba?

Descobri também que James Capixaba está tendo problemas na aprovação das contas de sua campanha de 2010, pelo o que consta no TRE-ES. Ele teve 307 votos para Deputado Estadual em 2006. Ele supostamente tem conta no Facebook, onde possui 09 (nove) amigos, José Dirceu não está entre eles. Trabalhou com agronegócio em Cachoeiro de Itapemerim em 2003 (terra do Roberto Carlos, será que o "Rei" é amigo do James Capixaba?), está sendo julgado pelo TRE-ES por motivo ignorado (clique aqui), e está sendo processado pelo MPE do Espírito Santo por captação ilícita de sufrágio.



Foto que seria de James Capixaba no Facebook

Bom, não me parece ser o melhor perfil para um LOBISTA da nossa carreira. Quem decidiu contratar esta pessoa? Foi a Virgínia Capixaba? Porque foram testemunhados juntos percorrendo gabinetes de Brasília na quarta-feira para chamar a nós do sindicato de picaretas, enquanto a perícia sofria mais uma derrota na Câmara dos Deputados?

Quem autorizou James Capixaba a falar em nosso nome? E por que falam que ele anda fazendo tanta lambança, ao ponto de chegarem recados a nós de que sua atuação está deixando a ANMP mais queimada que carvão na fogueira? A descrição que nos chega é que a ANMP nas mãos desse lobista está sendo cozinhada a altas temperaturas, como numa legítima moqueca capixaba. 



Moqueca à ANMP - Dizem que anda fazendo sucesso em BSB nas mãos do "Chef "James Capixaba

Bom, apenas queria pedir um favor ao suposto dublê de lobista, que parece que trabalha pago pela ANMP para supostamente fazer lobby em Brasília a favor da entidade: Camarada, da próxima vez que for falar mal de mim ou dos colegas do sindicato, por favor nos chame. Afinal de contas, desse assunto de falar mal da gente nós entendemos como ninguém. Garanto.

E fica a pergunta no ar: Quem, afinal de contas, é James Capixaba? Quem paga seu salário? Porque anda sendo tão criticado pelos políticos em Brasília? Porque perdeu tempo ontem tentando derrubar o sindicato? O que fazia hoje ao lado da claque da ANMP na Audiência Pública? Ele vai também processar a ANMP requerendo vínculo celetista? 

Quem é o verdadeiro picareta dessa história??

São muitas dúvidas. Quem souber responder alguma delas, por favor nos conte.

Publicado por Francisco Cardoso e Eduardo Henrique.

Nenhum comentário: