segunda-feira, 25 de junho de 2012

COLAPSO DO INSS - SOMENTE HOJE, APÓS 22 ANOS, INSS SE PREOCUPA EM QUERER SABER O QUE FAZEM OS SERVIDORES.

Publicado hoje no DOU instruções normativas do INSS que criam sistemas de controle de atividades de produção, incluindo um que monitorará as atividades médico periciais.

Nada demais, é dever do gestor ter em mãos todos os números sobre o que seus funcionários fazem ou não fazem, até mesmo para poder gerir novas contratações, políticas de RH dentre outros.

Há anos alertamos que o INSS não faz a menor idéia do que seus quadros fazem ou deixam de fazer. Há anos este BLOG alerta que a gestão do INSS está ruim e deixando a desejar e que tenta-se jogar a culpa nos servidores da linha de frente para escapar do fogo da sociedade.

Em 2010 denunciamos que em reunião por teleconferência para retaliar o Movimento pela Excelência Pericial, o então presidente do INSS e superintendentes foram surpreendidos com a notícia dada por uma diretora que não poderia usar a agenda do SABI para pressionar peritos pois haviam 2.000 peritos sem fazer perícia em APS (sem agenda). Dados esses confirmados depois com o lançamento do www-sala, onde foi comprovada a péssima gestão dos quadros ativos pais afora.

A situação já fugiu do controle em várias regiões. O caos instalado e o colapso em andamento. Para uma instituição que andou fazendo propaganda de gestão moderna com direito a um "Big Brother" de computador, CAUSA ESPANTO QUE SOMENTE HOJE, às vésperas de completar 22 anos de existência, que o INSS tenha resolvido sistematizar e documentar as atividades diárias de seus servidores. Não tinham esse controle antes??

O pior é que sabemos que esse controle de dados não será usado para otimizar o serviço e detectar falhas e causas, será mero instrumento de pressão para chupar mais sangue ainda dos poucos peritos restantes. Só resta saber se será cumprido ou se será apenas mais uma normativa descumprida, como as que pediam 70% de peritos na linha de frente.

A IN completa no DOU de hoje.

Nenhum comentário: