segunda-feira, 4 de junho de 2012

PASSARAM 5 ANOS.

"Perversidade" Cinco Anos Sem José Rodrigues de Souza 
Por Milton Magalhães

Já se passaram cinco anos e ainda não encontrei uma palavra para descrever a estupidez da morte do perito Dr. José Rodrigues de Souza. Parece que o tiro que lhe tirou vida, na fatídica manhã do dia 29/05/2007, pegou também em algum lugar em meu peito. Encontrava-me no trabalho quando recebi o baque da trágica notícia de sua morte. Não entendi no momento, não acreditei depois, e estou até hoje estarrecido com o ato de barbaridade.

Pela manhã, cada um sai de sua casa com um objetivo preposto na mente, e assim cruzamos uns pelos outros pela rua. Em casa, na rua, no trabalho, não vivemos em segurança. Seria o caso de perguntar, esse que passou por mim, tanto poderá ser uma vítima quanto o autor de uma ato de violência. Infelizmente não temos est e poder de saber. Qual será a próxima vitima? 


Dr José Rodrigues de Souza, tenho certeza, impecavelmente vestido, o negro bigode inseparável, bem aparado,saiu de casa com o seu melhor sorriso para cumprir mais uma agenda de trabalho. Era extremamente dedicado ao que empreendia. Seja como vereador, presidente da Câmara Municipal, ou médico pediatra bem requisitado que era. Alguns meses antes, passei por ele no corredor de um dos hospitais da cidade, e brinquei,"Ué Doutor, não lhe avisaram que hoje é domingo?" Era um domingo a tarde,ele sorriu, e respondeu que era a profissão que escolhera e que amava. Trocamos mais algumas amenidades, éramos companheiros de partido, nos despedimos, claro, na certeza de um novo encontro, que não sei de onde a gente a retira. Penso muito nisto agora.

Por outro lado a fatalidade começa a dar os primeiros passos. O ex-funcionário da Prefeitura de Patrocínio, Manoel Rodrigues (60 anos), havia perdido o benefício previdenciário pelos critérios de uma junta médica do INSS. Com uma profunda raiva armazenada, não se libertou da ira, que se tornou ódio. Maquinou o mal e como se dá em todo este processo, perdeu a lucidez e tomou a decisão mais errada de sua vida. Armado com um pedaço de ferro pontiagudo escondendo-o por dentro da calça, para ser usado caso, o velho revólver calibre 32, que levava, falhasse. Seguiu para a Agência da Previdência Social, no trajeto, cruzou o coração da cidade, certamente passando por inúmeras pessoas. Ninguém imaginava o desejo obsessivo que ia no seu íntimo. "Ia fazer justiça"...Imagina, fez uma barbaridade sem proporção...

Perícia Médica é uma atividade que , literalmente , atua entre a cruz e a espada. E Dr. José Rodrigues de Souza, temos que admirar. Havia se aposentado, como Perito do INSS, presta novo concurso e volta a atuar neste oficio de tantos riscos. São profissionais, que devem estar, rigorosament e, sujeitos às normas legais e administrativas da Instituição, bem como ao cumprimento dos preceitos éticos expressos no Código de Ética Médica, nas resoluções do CFM e decisões do CRM. Avaliadas todas as particularidades e elaborado o parecer técnico, o pagamento do benefício dependerá também de outros requisitos, como a data em que a pessoa ingressou no Regime Geral da Previdência Social, o tempo que contribuiu, se suas contribuições foram interrompidas, por quanto tempo você permaneceu sem contribuir e quando houve reingresso ao regime. Nenhum médico afirmaria que uma pessoa que acabou de fraturar a perna está capacitada para trabalhar, como nenhum médico afirmaria que uma pessoa que acabou de remover um tumor de seu cérebro está apta. Mas em ambas as situações e mesmo com o parecer médico favorável, o benefício pode ser indeferido (’negado’) pelo INSS. Se a pessoa tem poucas contribuições ou passou um período sem contribuir, o que são situações bastante comuns, pois o brasileiro não é previdente, o indeferimento poderá ocorrer.


Com a repercussão do trágico assassinato do Dr José Rodrigues de Souza, o Ministro da Previdência Social, da época, Luiz Marinho, esteve, imediatamente na cidade, trazendo sua solidariedade á família. Resolveu que instalaria portas detectoras de metal, reforçar a segurança, implementaria rotas de fuga e alarmes de emergência em todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do País. Segundo ele, as portas seriam instaladas dentro de 120 dias.

Marinho disse também, na oportunidade, que o ministério iria fazer uma campanha para mostrar à sociedade brasileira que os peritos não são culpados pela concessão ou não dos benefícios previdenciários. "O que leva a pessoa ter ou não direito é ele estar enquadrado em uma normatização legal. Os peritos seguem normas legais." O auxílio-doença, em princípio, é tempo rário. Mas muitos o incorporam ao orçamento doméstico.


Tremendo fogo de palha. Nunca mais a cidade de Patrocínio contou com um Médico Perito Previdenciário permanente. Nestes cinco anos da morte de Dr José Rodrigues de Souza, as pessoas precisam se deslocar para cidades vizinhas, (Araxá, Monte Carmelo, Coromandel...) em busca de perícias para benefícios previdenciários.Um grande transtorno. 

E para quem esperava 20,30, 40 anos de cadeia para o assassino pela gravidade do crime. Os advogados de Manoel alegaram que ele agiu sobre forte emoção, depois de ter sido humilhado. Foi condenado há 14 anos, em regime fechado. Mas, noticiário na imprensa dão conta de que já se encontra solto.Impunidade. Leia-se: Câncer que entranhado no seio desta nação. 

A ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social) lembrou a data e se manifestou: "Passados cinco anos da morte de José Rodrigues seu assassi no continua solto e voltou a ameaçar, em abril deste ano, um servidor do INSS, dentro de uma agência da Previdência, conforme notícias veiculadas na imprensa. Relatamos este fato apenas para salientar que os anos se passaram, mas a situação não melhorou para os servidores, que continuam à mercê da violência e da falta de compreensão por parte dos segurados do importante papel que representam para sociedade. "


A perícia médica nunca esquecerá a pessoa e o profissional exemplar que foi José Rodrigues. Nesta terça-feira o deputado federal Paulo Folleto, do PSB do Espírito Santo fará um pronunciamento na tribuna da Câmara, a pedido da ANMP, registrando a passagem dos cinco anos da morte de José Rodrigues. "


No momento do assassinato, Dr José Rodrigues de Souza, pesquisava no Google, a palavra "Perversidade". Talvez nem deu tempo de saber o significado. Cinco anos depois, nós, patrocinenses, sabemos. "Perversidade " é essa bala sensação de cravada no peito; é a ausência de um cidadão de bem; e a perda de um amigo inesquecível: José Rodrigues de Souza. (Foto:Revista presença)

Envie seu comentário:mumagalhaes@yahoo.com.br

Nota 1: Em 25/04/12 este BLOG já havia denunciado a nova ameaça do assassino Manoel Rodrigues: http://www.perito.med.br/2012/04/rotina-do-absurdo-impunidade-geral.html

Nota 2: Este BLOG já havia noticiado as dificuldades que a cidade passou a ter após o assassinato do colega: http://www.perito.med.br/2011/12/demissoes-em-massa-prejudicam-os.html

Nenhum comentário: