quinta-feira, 10 de maio de 2012

O URSO ACUADO - PGR NA MIRA DA CPI


Presidente do PT diz que Gurgel deve explicações sobre investigação
Da Folha de São Paulo
Atualizado às 18h57.

O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, cobrou nesta quinta-feira que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, responda as questões levantadas pelo delegado da PF (Polícia Federal) Raul Souza.

Ontem, em depoimento à CPI, Souza questionou o fato de Gurgel não ter dado sequência a uma investigação anterior à Monte Carlo que já apontava laços entre o empresário Carlinhos Cachoeira e Demóstenes Torres.

Gurgel também afirmou que as críticas foram feitas por "pessoas que estão morrendo de medo do julgamento do mensalão".

"Eu continuo dizendo que é preciso que ele responda uma dúvida que foi lançada --não por qualquer pessoa que ele atribuia genericamente-- mas por um delegado da PF. Não me consta que o delegado da PF esteja na lista das pessoas que ele identifica genericamente", disse Falcão hoje.

Questionado se o PT insistiria pela convocação de Gurgel para depor na comissão, Falcão disse que "a pergunta deve ser dirigida aos membros da CPI, que tem um plano de trabalho".

"Eu não sei se eles pretendem, alguém do PT ou outros membros, convocá-lo. A CPI tem poder de convocação de qualquer autoridade, mas a decisão de convocar ou não é da comissão".

Em 2009, durante a Operação Vegas, a Polícia Federal disse ter encontrado indícios de irregularidades, mas Gurgel considerou o contrário, e nada fez até fevereiro de 2012, quando estourou outra operação também envolvendo Demóstenes, a Monte Carlo, que prendeu o empresário de jogos ilícitos Carlos Cachoeira. Só então Gurgel mandou abrir um inquérito.

O delegado cuidou da Operação Monte Carlo, deflagrada em novembro de 2010 e que resultou na prisão de Carlinhos Cachoeira e membros de seu grupo em fevereiro deste ano. Os 82 nomes citados se referem a esta operação, e não à Vegas, ação policial semelhante encerrada em 2009.

Sobre a proximidade do julgamento do mensalão pelo STF, Falcão disse que não tem "nenhuma preocupação" e que espera que o julgamento "seja pautado pela ampla defesa, pela defesa do contraditório, pela presunção de inocência e pelo julgamento de acordo com autos e provas".

Nota do blogueiro: Ahh, se fosse contra perito médico... A denúncia não ia nem esquentar a mesa dele. Mas como foi contra o amigo procurador de Goiás... 3 anos de gaveta. É, Sr. Gurgel tem muito o que explicar...

Nota 2: Para quem não entendeu o título, leia esta notícia.

Nenhum comentário: