quinta-feira, 10 de maio de 2012

Medicina de Tempos Modernos - Briga por Atestado Médico


Notícias

10.05.2012

Mais violência na saúde: médica e paciente entram em conflito na UPA Eugênio de Melo e rapaz é preso por agressão

Mais um caso de violência na saúde de São José dos Campos. Um rapaz de 19 anos foi preso na quarta-feira, 09, acusado de lesão corporal, desacato e dano qualificado.
A confusão aconteceu na UPA do bairrro Eugênio de Melo, zona leste da cidade. Segundo a mãe do rapaz, Elisângela Cristina da Silva Gonçalves, do bairro Jardim Nova Detroit, o filho foi mal atendido e agredido pela médica clínica geral, Dra Evelyn Bartholo Calvert. O problema teria começado quando o jovem voltou à sala de consulta para pedir um atestado médico, o qual a médica teria se negado a fornecer.
No meio da discussão o rapaz empurrou a médica, que se feriu na cabeça. A polícia foi chamada e um Boletim de Ocorrência foi registrado. A mãe do jovem afirma que a médica teria agredido o rapaz primeiro. "Meu filho é trabalhador, ele só estava com dor e queria um atestado", disse Elisângela Gonçalves.
A sala de consultas da unidade de pronto atendimento foi danificada durante a briga.
A agressão foi registrada no 5º Distrito Policial de São José dos Campos pela delegada de plantão e o rapaz preso em flagrante. Ele foi liberado após pagar fiança de mil reais e vai responder o processo em liberdade. O inquérito deve ser concluído em 10 dias e a polícia espera ouvir as duas partes para saber se a médica também agrediu o rapaz. Segundo a polícia, as provas e as testemunhas contra o jovem justificaram a prisão do mesmo.
A Secretaria de Saúde de São José dos Campos enviou nota oficial sobre o caso:
"As informações sobre a agressão sofrida pela médica da unidade foram passadas à polícia durante o registro do boletim de ocorrência. Segundo ela, depois de ser atendido o agressor invadiu o consultório e queria obrigá-la a fornecer um atestado médico a ele. Dois guardas municipais estavam na Unidade de Pronto Atendimento no momento da agressão e a polícia militar também foi acionada.  Quatro câmeras fazem o monitoramento interno do prédio"

Um comentário:

Paulo Taveira disse...

A extorsão de atestado não é incomum!