quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PONTO DE VISTA - A CUBANA DEVE FICAR

A Cubana Ramona Matos se sentiu "enganada" ao ver colegas com a mesma atividade receberem 10.000 reais na conta e ter que suar para levar uma vida abrasileirada humilde - O amor se abala na falta de dinheiro. Não perdeu tempo. Fugiu do cativeiro e já deu nome ao primeiro caso documentado de deserção de Agente Cubano no território brasileiro. Um que já nasceu abalando os pilares da República. Por um lado, atrapalhado o Programa Canalha Eleitoreiro "Mais Médicos" do Governo - que neste momento serpenteia agitadamente na própria lama procurando um ralo de saída -, por outro inflando de vaidade a única oposição verdadeira, o Partido Democratas. O Caso da Agente Matos está expondo as vísceras do acordo espúrio escravista do Brasil com Cuba, fortalecendo uma teimosa oposição cambaleante e matando de hipocrisia radioativa a esquerda caviar caindo como uma bomba nuclear no meio o coração da política, no Congresso Nacional - onde está hospedada sem previsão de sair. Sem saber, ela pode entrar para História deste País.

Mas o mais interessante do Frisson não ocorreu pelas revelações de maus-tratos, perseguições e humilhações reveladas pela Agente Matos - sim , ela confirma e garante que seus superiores, chefes da Missão cubana, a monitoram constantemente; que está grampeada e, para completar, caçada pela Polícia Federal feito um animal fugitivo - Ah! Isso era completamente previsível. O Blog Perito.Med já havia falado que os Chefes da Missão controlavam: com quem se pode falar, para onde se pode ir, a que horas voltar e até com quem namorar... Pois é, só pode namorar admiradores do Socialismo. Isso já havia sido revelado outrora por milhares de cubanos que fugiram antes do "cativeiro" contratual (matéria de hoje, do Jornal "El País", revela que 5.000 profissionais cubanos já fugiram das missões médicas em dez anos) e era uma questão de tempo acontecer no Brasil. 

Exatamente! Portanto, nenhuma entidade médica se espantou com ato de Coragem Rebelde da Agente Matos. Aliás, esta foi a resposta dada hoje pelo Presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto DÁvila quando perguntado sobre o caso:  “Nós já sabíamos que isso ia acontecer. Eu falei em várias entrevistas. Nós entramos em contato com mais de cinco mil médicos cubanos que vivem em Miami e fugiram.”, afirmou. “Tudo foi amplamente noticiado, mas nos éramos ‘os coxinhas’, os que não gostavam do SUS.” Nós blogueiros também desde o início. Só não prevíamos que o fato iria explodir exatamente no delicado momento de transição de Ministros da Saúde, parece filme de drama. Agora é só sentar, comprar a pipoca e esperar pelo resto previsível: o processo contra o governo brasileiro por completa privação de direitos trabalhistas constitucionais e uma assustadora epidemia de erros médicos grosseiros.

O que não era previsível, no entanto, era a revelação do "Contrato de Trabalho" da Agente Matos. Isso sim é assustador! Eis que finalmente o documento guardado às sete mil e trezentas chaves - quantidade de cubanos - saiu das garras da ditadura para as luzes dos olhos da nação.  Das mãos de uma desertora do Feudo de Fidel. Sim, agora sabemos finalmente que o Agente Cubano em Missão ganha 400 dólares aqui  e 600 dólares quando regressar. Sabemos, por exemplo, que era prevista uma "bonificación para los gastos iniciales de su instalación y pago del registro anual en el Consejo Regional de Medicina en Brasil". E também, claro, sobre o Sigilo total das informações "guardar estricta confidencialidad sobre cualquier información no pública que en dicha condición o a las que tenga acceso por cualquier via en el cumprimiento de la labor". Mas o que ouriçou a nação foi exatamente o "Contratante".

E eis que no meio de tanta lama surge a empresa contratante e intermediadora "La Sociedade Mercantil Cubana Comercializadora de Servicios Médicos". Uma que ninguém tinha conhecimento antes - eles são bons mesmo de guardar segredos. Uma empresa de Sociedade Anônima (S.A.). E se Lula e Fidel forem os tais "Anônimos Acionistas"? E com quem o Brasil fez contrato afinal? E quantas empresas existem nesta negociação paga ADIANTADA com o dinheiro dos nossos impostos? Seria uma Pirâmide Financeira? Será que eles vão colocar na Bovespa? Várias multinacionais lucram bilhões explorando trabalhadores na ásia sem direitos trabalhistas. Pense num negócio lucrativo, agora no Brasil.

Ontem a Agente Matos tomou uma decisão difícil e corajosa. Coisa que raras pessoas ousariam. Só por isso ela já deve ficar. Obviamente será condenada por Traição à Pátria caso volte para Cuba. Fuzilada? Apedrejada? Queimada amarrada a Bandeira dos Estados Unidos?  Condenada a engolir 300 sanduíches do McDonalds de uma vez? Ninguém sabe ao certo. O que se sabe é que esta mulher, deve ficar e ser protegida no Brasil. Seja pela nossa sociedade de país livre erguido por imigrantes. Seja em nome da democracia que não deve compactuar com ditaduras sanguinárias. Seja pela direita que tenta crescer, descobrir e revelar mais segredos do governo. Seja pelos médicos que terão oportunidade de provar que não são xenófobos e que a sua luta era de fato pelas questões trabalhistas. Mas principalmente pela esquerda governista que terá uma rara oportunidade de mostrar ao Brasil e ao Mundo sobre sua política de direitos humanos e respeito a liberdade.

O blog Perito.Med vai acompanhar o caso de perto.  

3 comentários:

Paulo Taveira disse...

Eu nunca duvidei que um dos principais motivos para a existência deste escambo humano-senão o principal- era fornir a grana da campanha!

MAURICIO disse...

A pergunta eh: quem sao os superiores que a vigiam e fiscalizam? Existem agentes cubanos na acepcao classica incognitos em territorio nacional? Existem funcionarios do governo do Brasil que sem previsao legal estao vigiando estrangeiros para outro pais? Existem agentes que nem o curso basico de agente de saude fizeram e por isso os erros grotescos a rodo? Com a palavra o STF. So nao o PTofoli please senao vira PTzza.

Unknown disse...

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,medica-cubana-que-deixou-mais-medicos-pede-asilo-nos-eua,1126997,0.htm

Mais uma prova de que não são médicos. Prefere ser empregada doméstica nos EUA a fazer o revalida e ser médica no Brasil.