terça-feira, 25 de março de 2014

EPISÓDIO DOS CUBANOS FAZ SINDICATO SOLICITAR AO PRESIDENTE DO LINDOLFO QUE AJA COMO TAL E RETIRE OS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE DAS GARRAS DA DIRBEN, QUE NÃO SABE NADA SOBRE O ASSUNTO.

O episódio da "recomendação" de burlar o sistema PRISMA para colocar atestados de intercambistas como se fossem de médicos revela que já passou da hora do INSS profissionalizar o seu setor de benefício por incapacidade e tirá-lo das garras da DIRBEN, que nos últimos 15 anos se mostrou completamente incompetente para gerir seus fluxos.

Como hoje em dia os benefícios por incapacidade representam de 60 a 70% da demanda do INSS, essa incapacidade da DIRBEN se revela catastrófica, basta verem os números.

Sobre esse tema este problemático blog já se pronunciou diversas vezes:


Mais uma vez voltamos a manifestar ao Presidente do INSS a imperiosa necessidade de se acabar com a presença de gestores inaptos no controle dos fluxos dos benefícios por incapacidade. É necessário um perfil técnico e preparo muito diferenciado para fazer este setor dar certo, não cabe mais ao INSS tentar resolver com canetadas administrativas graves problemas que envolvem pessoas doentes, diagnósticos e condutas médicas e todo o fluxograma desse processo.

Na carta, reforça-se que somente um sistema de gestão profissional com gestores próprios do meio e capacitados tecnicamente conseguirão lidar com as demandas que uma mera chefia administrativa não consegue. 

A DIRBEN nunca entendeu, não entende e jamais vai entender de benefícios por incapacidade não por incompetência, mas por ser matéria própria de área técnica estranha à seus servidores, pois envolve em todos os casos questões técnicas médicas clínicas e processuais. É necessário acabar com essa sombra que a DIRBEN exerce sobre os BI e deixar quem realmente entende do feito tocar esse barco.

A DIRSAT precisa sair desse amadorismo, dessa postura de apêndice da DIRBEN, e ser assumida por gestores aptos e competentes que estejam dispostos a fazer o sistema funcionar e não usá-lo para propagar bandeiras pessoais sectárias ou pautas de antigos empregos.

Sem isso, será um eterno jogo de remendo e maquiagem para inglês ver.

Nenhum comentário: