sexta-feira, 21 de março de 2014

ROTINA DO ABSURDO - A CONFUSÃO DA XINGADORA



20/03/2014 17h05 - Atualizado em 20/03/2014 19h13
Idosa é impedida de deixar agência do INSS em Porto Alegre após xingar servidora
Seguranças fecharam o portão e só liberaram a mulher uma hora depois com a chegada de advogados

eduardo.matos@rdgaucha.com.br
Foto: Eduardo Matos / Rádio Gaúcha

Uma idosa foi impedida de deixar a agência do INSS na zona sul da Capital na tarde desta quinta-feira (20) depois de xingar uma funcionária. A polícia foi acionada e a mulher ficou presa do lado de dentro da agência por mais de uma hora sob a alegação de "desacato a servidor público".

Zuleica Mota de Moraes, 66 anos, disse que foi até o local encaminhar uma procuração para poder receber a aposentadoria do marido, que sofre de câncer e não tem condições de sair de casa. Na agência, ela foi informada pela servidora que o documento não seria suficiente para sacar o benefício do marido, e que precisaria de um atestado comprovando a condição de doente.

A idosa disse que tinha vários laudos médicos que comprovariam a situação, mas que mesmo assim não foi atendida. Depois de insistir e de ter o pedido negado, ela admite que ofendeu a funcionária.

Depois do tumulto, Zuleica tentou sair da agência, mas foi impedida por dois seguranças – um homem e uma mulher. O portão da agência foi fechado sob a alegação de que ela teria desacatado uma servidora pública e que era necessário chamar a Brigada Militar. A idosa tentou pular o muro da agência, com cerca de 2 metros, e foi interrompida pelos seguranças.

Ela só conseguiu sair quase uma hora depois, quando chegaram dois advogados, entre eles o filho da idosa. Durante a confusão, nenhuma pessoa conseguiu acessar a agência.

A reportagem da Rádio Gaúcha esteve no local e tentou falar com a servidora que teria sido desacatada, mas ela se negou a dar sua versão, argumentando que só falaria após autorização da assessoria do INSS.

O caso ocorreu na agência da Estrada Vila Maria, no Bairro Cavalhada. 

Posição INSS

O INSS divulgou nota sobre o ocorrido: 

• A senhora Zuleica Mota de Moraes foi devidamente atendida por servidora da Agência da Previdência Social, que dentro do padrão ético e de respeito aos nossos segurados, esclareceu que, conforme o que preconiza instruções normativas deste Instituto, a procuração para recebimento de qualquer benefício previdenciário deverá vir acompanhada de atestado médico que comprove a condição de incapacidade do segurado para seu recebimento;

• A senhora Zuleica, inconformada por não conseguir dar encaminhamento à procuração e, não aceitando os esclarecimentos e orientações da servidora, ficou transtornada e passou a ofender e a desacatar servidores da Agência.

• A falta de luz, que vem acontecendo na região em função de reparações na rede, foi o que ocasionou o fechamento dos portões;

• Os vigilantes a impediram de pular o muro, tendo em vista a altura do mesmo, sendo que a própria tentativa poderia lhe causar danos físicos;

• E, por último, diante dos fatos, a maneira mais condizente de tentar minimizar os transtornos causadas pela senhora Zuleica, foi chamar a Brigada Militar.

A nota do INSS não explica porque a idosa foi impedida de sair pelo portão, que foi chaveado

2 comentários:

Francisco Cardoso disse...

Nada de errado, se ela recebeu voz de prisão o fechamento do portão foi certíssimo, e tinha que mantê-la lá até a brigada chegar mesmo com advogado lá.

Unknown disse...

parabéns a servidora, que sirva de exemplo