quinta-feira, 27 de março de 2014

SOB RISCO DE RESPINGAR EM LULA, TROPA DE CHOQUE PETISTA NO STF DEVOLVE "MENSALÃO TUCANO" PARA JUSTIÇA DE MINAS. O MOTIVO SE CHAMA: WALFRIDO DOS MARES GUIA.

Frustrando expectativa de milhares de petistas e agregados, o STF hoje decidiu que o caso chamado de "Mensalão tucano" voltará para a Justiça de Minas Gerais. Com isso enterra-se a chance de se repetir em mídia nacional o mensalão petista e provavelmente todos irão se safar por prescrição de prazo.

Por que ministros que formaram uma tropa de choque contra as condenações do mensalão petista como Barroso e Teori se mostraram tão favoráveis aos tucanos?

Simples. Quem entende do assunto viu por trás do mensalão tucano um DNA petista de alta estirpe e não se trata da declaração cínica de Eduardo Azeredo de que ele "não sabia que nem o Lula". Se trata do personagem chave do mensalão tucano e que provavelmente foi o elo de ligação para a gênese do mensalão petista: Walfrido dos Mares Guia, que na gestão petista virou Ministro e um dos empresários mais fiéis a Lula e ao petismo.


Apesar de metido até o pescoço e por isso indiciado, em 24 de novembro de 2012, ao completar 70 anos, foi atingido pelo lei que beneficia réus septuagenários. No dia 24 de janeiro de 2014, a juíza de Direito Neide da Silva Martins determinou a prescrição da pretensão punitiva, conforme disposto no art. 115, do Código de Processo Penal (CPP), que estabelece a perda do direito de punir do Estado por transcurso do tempo.


Apesar de livre do processo, era evidente que a defesa dos acusados iria se fartar de documentar a extensa relação entre Walfrido e Lula, que sempre era recebido pelo empresário e político mineiro com honras de semi-Deus quando ia a Minas, inclusive após sua saída da Presidência em 2011. Apenas em um episódio recente, Lula foi a Minas em um evento político usando o jatinho de luxo Citation do empresário Walfrido.

Justamente por essa complexa relação entre o acusado de ser o operador do mensalão mineiro (tucano) e o ex-presidente Lula, que subitamente o STF achou melhor essa bomba voltar para o colo da JFMG, onde morrerá em paz.

Além disso, ao fazer isso, o atual STF petista dá argumentos aos advogados do PT contestarem a Ação penal 470 (mensalão petista) em cortes internacionais, pelo direito diferenciado uma vez que nessa ação apesar de não serem mais deputados ou nunca terem sido, Dirceu e vários outros foram julgados diretamente no STF. Mas quem nutre esperanças de que a "OEA" faça alguma coisa, é imbecil, pois suas "sentenças" não valem no Brasil.

Nenhum comentário: