sexta-feira, 28 de março de 2014

COMO PODE DAR CERTO UM NOVO "MODELO" QUE JÁ COMEÇA ERRADO NO PRÓPRIO NOME?

Este blogueiro estressado se pergunta: Nas apresentações país afora e na minuta de resolução para o chamado novo modelo de perícia médica, ou "modelo patronal de carneiro-maeno", que vem sempre descrito como "Modelo de Capacidade Laboral", como pode ser viável um modelo que já começa errado pelo próprio nome?

Afinal de contas, o modelo proposto por Carneiro não fala, nem possui, nenhum elemento sobre "capacidade laboral" e sim tão somente descreve o que seria um novo modelo de "concessão de benefícios por incapacidade".

A própria justificativa desse novo modelo, descrita como "necessidade de agilizar o atendimento ao segurado, bem como a concessão do benefício por incapacidade e alterar o fluxo de atendimento da área médico pericial nas Agências da Previdência Social" só se enquadra na definição de modelo de concessão e não modelo de capacidade laboral.

Como pau que nasce torto nunca se endireita, o fato de Sérgio Carneiro chamar um modelo que vem sendo desenhado para "facilitar agilidade de concessão" de "modelo de capacidade laboral" mostra o quão despreparado ao cargo e quão longe da realidade ele está. O excesso de ar condicionado de salas, gabinetes e aviões deve estar fazendo mal ao nosso colega.


Essa foi minha primeira pergunta a ele quando esteve aqui em São Paulo. Como todas as outras, fiquei sem resposta.


Além disso, agora a descrição de que o modelo só vai beneficiar patrões e só vai conceder B91 a quem tiver CAT de empregado, pois não aceitará CAT de sindicato nem médico (apesar da lei do CAT não fazer hierarquia entre os emissores) só mostra que na verdade o novo modelo vem para acabar com o NTEP, as notificações de Acidentes de Trabalho bem como reduzir a FAP/SAT das empresas adoecedoras.

O impacto sobre a fila será mínimo pois a maioria dos que lotam as filas atualmente não se enquadram nos critérios rígidos e excludentes do modelo proposto.

Isso só prova o que já falamos antes: Trata-se de modelo com grave defeito cromossomal que será abortado antes de se desenvolver. O parto, previsto para Abril, já não será mais. Fica para o além.

Para saber mais:
http://www.perito.med.br/2013/09/novo-modelo-de-sergio-carneiro-e.html
http://www.perito.med.br/2013/09/a-dirsat-se-consagra-como-teleguiado-da.html
http://www.perito.med.br/2013/09/novo-modelo-e-sindicato-nacional-dos.html

Nenhum comentário: