segunda-feira, 10 de março de 2014

MODELO CARNEIRIANO É A FAVOR DO EMPRESARIADO E CONTRA O TRABALHADOR.

O modelo de "perícia automática" idealizado por Carneiro-Maeno é um golpe contra o trabalhador, um tiro de morte no NTEP e o sonho dos empresários agoniados com o FAP e os altos índices de notificações de acidentes trabalhistas pós-NTEP.
 
Ao deixar o trabalhador refém da vontade da empresa em emitir um CAT para poder ter automaticamente um benefício acidentário concedido, o INSS oprime a parte hipossuficiente (o trabalhador) e o coloca na parede pois ele terá que desafiar o patrão para pedir a CAT, em especial em casos de acidente de trajeto, com possíveis ameaças de demissão dentre outras.
 
Ao não aceitar a CAT de sindicato para mesmos fins, o INSS e a dupla dinâmica estão dando um tapa na cara dos sindicalistas e dos trabalhadores, pois infere-se que a palavra do empresário vale mais que a deles.
 
Esse esquema do mal vai fazer o patrão opressor dar duas alternativas a um acidentado em suas máquinas: "esquecer" o CAT e conseguir rapidamente o dinheiro pela via automática ou fazê-lo exigir CAT em sindicato ou perícia para reconhecimento de acidente trabalhista, condenando-o a esperar meses na fila da incompetência inssana e com viés de demissão após período de retorno.
 
Além disso, ao invés de jogar para o empresariado essa conta de 60 dias, pois os 15 dias estão muito desatualizados, protege os mesmos e prefere bancar com verba pública essa defasagem. Mas como não estão afim de gastar muito, limitam esse benefício a uma estrita parcela. O resto que se exploda.
 
Não, senhores. Carneiro e Maeno não estão defendendo nenhum trabalhador. Se pensam que estão, deveriam ser demitidos por incompetência.

Um comentário:

Cavalcante disse...

Ate que acabar com este absurdo, sem qualquer base medico cientifica chamado Ntep não seria de todo mal...