domingo, 23 de março de 2014

CUBANADAS NEUROLÓGICAS - PACIENTE "NÃO CONSEGUE CAMINHAR DIREITINHO" E RECEBE ANTI-HIPERTENSIVO EM PLENO AVC.

Mais uma denúncia de erros crassos cometidos pelos intercambistas do "Maus Médicos", dessa vez em Londrina. Intercambista usa anti-hipertensivo para AVC com PAS=180 mmHg e não consegue descrever as alterações neurológicas, valendo-se de termos leigos. Médicos? Nem a pau, Juvenal. Vamos ao relato tenebroso:

"O pseudomédico cubano que estava na UBS Cafezal no dia 20/03/14 atendeu nessa data um paciente de 72 anos, hipertenso, com quadro agudo de hemiparesia à D, confusão e ataxia, e, como o paciente estava hipertenso na ocasião (PA 180x100mmHg), medicou-o com um anti-hipertensivo (clonidina). Essa conduta é formalmente contraindicada na suspeita de AVC agudo, pois pode ampliar a área de necrose cerebral e causar danos graves e irreversíveis ao paciente. Felizmente, o paciente foi encaminhado ao PAM e posteriormente ao Hospital Universitário e evoluiu satisfatoriamente, mas a conduta do pseudomédico poderia ter contribuído de maneira significativa para a piora do paciente. Além disso, o encaminhamento feito pelo cubano mostra claramente que ele não sabe sequer descrever o que está observando ao exame físico do paciente.

"Dificuldade para falar, responder perguntas" (em espanhol) = AFASIA
"Não consegue caminhar direitinho" = ATAXIA
"Paciente semiorientado em tempo e espaço" = MAS QUAL É O GLASGOW?
"Perda da força na perna direita" e "perda de força na mão D" = QUAL GRAU DE FORÇA MUSCULAR?
Parece óbvio que o indivíduo que escreveu o encaminhamento em questão, apesar de estar trabalhando como médico no Brasil, não tem o conhecimento mínimo para exercer essa profissão, e por isso está colocando todos seus pacientes sob risco de erros grosseiros.Não são médicos!
Já encaminhei denúncia ao CRM-PR.
Atenciosamente, X."
As fotos:

Nenhum comentário: