terça-feira, 3 de julho de 2012

GABAS E BRUNCA - OS DENOMINADORES EM COMUM DO CAOS NA PERÍCIA.

A heurística é um método não científico largamente utilizado na medicina para se criar meios de se chegar a um denominado comum que explique determinada condição clínica ou problema médico de uma pessoa. Na prática isso significa que nós, médicos, muitas vezes criamos meios e métodos que nos levem na longa jornada pelos diagnósticos diferenciais até chegar ao denominador comum, ou seja, a causa que explica tudo.

Fazendo um paralelo, nós médicos estamos tentando fazer um diagnóstico do colapso generalizado, do verdadeiro choque séptico que tomou conta do "ser" INSS e que agora apresenta seu ponto mais grave, grave ao ponto dos atuais chefes estarem tomando medidas desesperadas e o governo escancarando o problema em pleno ano eleitoral.

Traçando um paralelo ao modelo heurístico, fizemos nessa semana um modelo de heurística previdenciária para tentar descobrir de onde vem o dano, qual é o denominador comum do caos previdenciário. Levantamos os mais relevantes e recentes problemas sinais e sintomas de doenças previdenciárias nos últimos anos:

"Década de 90 - Terceirização da perícia médica. Diversos presidentes, Ministros principais da época: Reinhold Stephanies e Waldick Ornélas (criador do SABI)
2003 - escândalo do recadastramento dos idosos, na época derrubou o Ministro Berzoini. O presidente era o Sr. Taiti Inenami.
2003 - greve dos peritos médicos po 89 dias - criação da nova carreira na marra. Ministros Berzoini, Amir Lando e Taiti Inenami como presidente.
2005 - criação do PP e do PR quebrando o acordo do Data Certa. Ministros Lando, Jucá e principalmente Nelson Machado e Presidente Samir Hatem.
2006 - decisão de se colocar o SABI, feito para terceirizados, dentro das APS. Ministro Machado e Presidente Valdyr Simão. obs: primeiro perito assassinado.
2007 - segundo perito assassinado. decisão de acabar com a circunscrição para marcação de exames periciais. Ministro Machado e Luiz Marinho e Presidentes Simão e Marco Antônio.
2009 - SISREF, 8 horas, revogação da proibição do Ax1 infinito, boicote às APS BI - Presidente Simão e Ministro Pimentel.
2010 a 2012 - Agravamento do represamento, retaliação ao MEP, DCA e sangria de quadros e colapso do sistema. Ministro Pimentel e Garibaldi, Presidentes Simão e Hauschild."

Conforme podem ver, existe uma linha temporal contínua de destruição do sistema pericial médico público do país, que foi quebrada com a criação, à fórceps, da carreira de perito médico após a greve de 2003 mas as mesmas forças voltaram com força e desde então sabotam a carreira médico pericial. O interesse por trás disso envolve poder, muito poder. Mas os nomes mudaram muito nesses anos. Eles sozinhos colaboraram mais ou menos mas não foram tão impactantes no caos atual do sistema.

Porém nosso diagrama heurístico chegou a DOIS NOMES. DOIS DENOMINADORES COMUNS que sempre transitaram nas altas cúpulas todo esse período, com mais ou menos poder e que jamais saíram da autarquia, preenchendo então os requisitos que estávamos procurando: São eles Carlos Eduardo Gabas e Benedito Adalberto Brunca.

Esses são os nomes que sempre estiveram presentes nos centros decisórios do INSS nos últimos 10 anos. Seriam eles os responsáveis pela sabotagem da carreira médico pericial e pelo caos no INSS? O governo deveria ver melhor isso.

3 comentários:

Snowden disse...

Zé Pelintra é o guia deles...o trabalho é forte!!

Snowden disse...

O sangue ruim é o Gabas!

Paulo Taveira disse...

Até q enfim chegou-seonde devia. Aí está o problema do INSS e não no bagrinho .