domingo, 29 de julho de 2012

O DIARIO.COM

‘Os peritos médicos não são rígidos’

O gerente executivo da agência do INSS em Maringá, Valmir de Souza Tomaz, discorda que a queda do número de concessões de auxílio-doença e auxílio-acidente no primeiro semestre deste ano ante igual período em 2011 esteja relacionada aos critérios mais rígidos dos peritos.Ele acredita que a redução nos casos se deve "ao trabalho de redução de acidentes" nas empresas.

Valmir ressalta que "se entrarem 1 mil pessoas e tiver o direito elas vão receber". Quanto às críticas feitas por advogados relacionadas aos critérios dos peritos, ele diz as avaliações não são "mais rígidas". "Os peritos fazem o trabalho normal mediante a legislação."

Na sua avaliação, a redução de 35% nas concessões de auxílio-acidente em Maringá se deve a "hipótese dos trabalhadores estarem usando os equipamentos e isso estaria se refletindo na redução dos pedidos de auxílios".

Outro argumento foi enviado pela assessoria de imprensa do órgão, que informou que o pedido de demissão de dois peritos, entre o final do ano passado e o primeiro semestre de 2012, atrasou a avaliação dos casos.

O INSS também sustenta que a redução da quantidade dos pedidos do auxílio-acidente e auxílio-doença tem relação com "a baixa procura" pelo benefício.

A reportagem solicitou a quantidade de casos indeferidos pelos peritos no primeiro semestre de 2011 e 2012, mas até o fechamento da edição os dados não foram enviados pelo INSS. (Renato Oliveira)

Um comentário:

Rodrigo Santiago disse...

O gerente executivo e a assessoria de imprensa explicam o trabalho dos peritos.Apesar de não terem falado besteira, mas revela o mesmo de sempre: não têm coragem de tratar diretamente com os peritos sobre os assuntos que os envolvem diretamente.Fogem como o diabo da cruz.Que tal chamá-los da próxima vez ?