domingo, 29 de julho de 2012

20 HORAS PARA TODOS?

Boatos de bastidores dão conta de que o Governo já teria batido o martelo em relação ao problema do esvaziamento da carreira pericial.

Por incrível que pareça, a decisão tomada seria a de deixar todos os peritos com carga horária de 20h sem prejuízo do salário atual.

Ou seja, sem um centavo de aumento, apenas diminuindo a carga horária, independente de onde o perito trabalhe. O passarinho não soube dizer o que ocorreria com os que atualmente trabalham 30h com salário reduzido e nem com a atual gratificação congelada desde 2008, mas deduz-se que os de 30h ao optar pela nova carreira teriam os vencimentos equiparados aos dos atuais 40h.

Não haveria a opção de aumentar a carga para 40h "dobrando o salário". Quem optasse em ficar na carreira atual, a mesma entraria em extinção podendo ficar à disposição para outros setores.

A ver...

Nota do blogueiro: Se por um lado essa medida conseguirá, a curto prazo, conter as exonerações e até mesmo estimular novas filiações ao quadro de peritos, a médio prazo será o tiro de morte na carreira e em cerca de 10 anos voltaremos aos patamares ridículos salariais que hoje em dia os colegas do SUS recebem. Não haverá aumento e em pouco tempo voltaremos ao cenário pré-greve de 2003. 

8 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Acho que tem fundo de verdade porque salvo alguns raros peritos que se "importam" com a coisa publica, para todo o mais está resolvido.

Talvez a indefinição dos peritos sobre si tenha autorizado o próprio governo a decidir. Todas as reuniões enfatiza-se a necessidade de exercer a especialidade como forma de fazer boa perícia.

Infelizmente sou obrigado a discordar do Choco num ponto. Pelo menos para mim, redução de carga horária com mesmo salário é aumento sim.

Complica a vida no entanto para os aposentandos e os que abdicaram e fizeram escolhas pessoais de se dedicarem a isso.
Claro que o compromisso com o emprego cai vertiginosamente, mas o governo tem o poder discricionário. Ele também sabe que corre risco.

Por fim prevalece a Visao de que perito é para fazer perícias e nada mais.

Snowden disse...

Não é apenas isso! A medida se esconde numa cortina de fumaça...segurar os que já estão, ganhar tempo e jogar o problema adiante, NAO AUMENTAR os gastos públicos!
Essa é a ultima tentativa do Governo para evitar o esvaziamento ao mesmo tempo reduz a força classisa do Perito! E volta a jogar novamente o medico numa seara de que não terá força para implementar mudanças que sejam consistentes com o Dever do Estado!
É um "cala a boca"!
"Perito nunca recebera vencimentos como as demais carreiras de Estado" O medico é fraco em organizar-se e egoísta, cada um so pensa em seu umbigo! Prefere ter varios empreguinhos a ter um descente! Vive nessa roda de ilusão! Somente se os medicos se organizarem como Partido Político pra brigar de igual pra igual com as corjas de larápios que este país possue...a criação do PMB = partido dos medicos do Brasil, tenho certeza que teria forca e grande apelo social pois a saúde publica e privada está uma porcaria!

Eduardo Henrique Almeida disse...

Como o sindicato reivindicou ao Presidente do INSS
Carreira= missão X salário X carga horária.
Uma medida desta seria o mesmo que rebaixar dois fatores importantes da equação e, a médio prazo, liquidar com a perícia previdenciária pública mantendo o salário congelado.
Apostam no imediatismo, apostam na ilusão do ganho fácil. Que se danem as contas da previdência pública e viva o populismo de estado!

Querem saber? Não acredito nisso. Não por achar que lidamos com patriotas, mas por não crer que saberão explicar perante a opinião pública.

Snowden disse...

Esse tipo de medida do Governo ainda seria Idiota! Veja que permitir o trabalho por 20 horas e manter os atuais vencimentos, então porque não, permitir as 40 horas dobrando-se os atuais vencimentos, instituindo-se ainda as demais prerrogativas e dando consistência para qe o Perito possa ir nas Fabricas e possa averiguar o Cumprimento das Normas Regulamentadoras, dando-lhe ainda força para que possa acionar o Ministerio do Trabalho para multar empresários inescrupulosos que aleijam trabalhadores e os enviam como pecas descartáveis ao INSS fazendo-se uso de um ciclo vicioso que so faz aumentar os benefícios de natureza acidentaria e as ações judiciais onde o INSS figura como réu, espoliando os recursos dos trabalhadores que sao reféns da única seguradora que pode operar no Estado!
É preciso além de inteligência, coragem! Recentemente o governo ameaçou as montadoras do ABC para q nAo demitissem, sob o crivo de que se assim o fizessem, lhes daria um belo aumento no iPI para reduzir suas vendas, mas por outro lado a quantidade destes trabalhadores que recebem AA e que movem processos onde o inSS é réu, pleiteando muitas vezes aposentadoria por invalidez é absurda! O governo fecha os olhos pra esta realidade e toma atitudes que a médio e longo prazo só trará prejuízos ao Estado brasileiro por falta de visão de Estado efetivo! Não há outro caminho, pra o país tornar grande, tem q agir como grande e tomar atitudes descentes e consistentes com o Desenvolvimento social sustentável! Mas como sempre digo, o país não é serio!

Francisco Cardoso disse...

Com certeza um setor do INSS quer isso muito e está espalhando isso aos 4 ventos e é missão do BLOG publicar isso.

São os setores que querem o fim do poder dos peritos no INSS.

H disse...

Só uma pergunta. O valor do trabalho é por carga horária ou por complexidade da atividade executada e especialização exigida?

Snowden disse...

Querem fazer? Então façam!!!
Esse país é uma piada, não é serio e nunca será grande! E digo mais: O POVO JÁ SABE!!
"não pega nada! É Brasil!" = povo pensando..

Aloísio disse...

O GOVERNO JOGA COM VOCÊS!. Vocês não perceberam que falar em 20 horas é usar a mesma táctica que fizeram com os administrativos, analistas e técnicos, E QUE FUNCIONOU! deram as 30 horas, condicionadas as mesmas metas das 40 horas, a imposição de aceitação de chefias com valores ridículos, e ainda dividiram a categoria que agora em 2012 nem se lembra mais de pedir aumento, falam apenas das 30 horas para TODOS, JÁ QUE AS 30 HORAS FOI APENAS PARA APS COM LOTAÇÃO "IDEAL". NÃO CAIAM NESSA , A PROPOSTA DE 20 HORAS É APENAS PARA DIVIDI-LOS!! E TERÃO TANTAS EXIGÊNCIAS QUE APENAS ALGUNS VÃO CONSEGUIR, E VOCÊS ESQUECERÃO TOTALMENTE DA CARREIRA PERICIAL.