sábado, 14 de julho de 2012

Perito fica 1 hora sem fazer nada na APS até que administrativo habilite o primeiro segurado. Ao término do seu expediente habitualmente ainda falta alguém para atender. O INSS não paga horas extras. Como isso pode dar certo?

"Marcelo explica que, para que o perito possa trabalhar, ele precisa de um requerimento, já que hoje tudo é feito on-line, por meio do Sistema de Atendimento de Benefício por Incapacidade (Sabi). Ele ressalta que muitas vezes o beneficiário chega sem todos os documentos necessários, especialmente o Data do Último dia Trabalhado (DUT), e acaba atrasando o atendimento. Nesses casos, a perícia tem de ser remarcada. Marcelo afirma que a expectativa é que concursados sejam convocados ainda este mês, minimizando o déficit de funcionários.

O chefe da seção detalha o problema: “Em média, cada perito faz 15 perícias por dia. O perito trabalha das 7 às 13 horas, mas, até que o beneficiário passe pelo administrativo, ele recebe o primeiro já às 8 horas ou 8h30. Assim os peritos estão aqui, mas ficam um tempo sem fazer nada. Quando é meio-dia fica pronta a documentação de cinco ou seis beneficiários e aí não dá tempo de fazer porque eles têm de ir embora. O nosso problema hoje são os funcionários do administrativo.”"
Na íntegra:

Comentário do Blogueiro:
Há dois anos venho insistido que o que irrita os Peritos Médicos do INSS é a organização do trabalho e cobrança inflexível da instituição contrapondo-se a necessidade de flexibilidade. Falei várias vezes que é quase impossível um segurado ser atendido na hora marcada. Falei que as APS abrem meia hora no mínimo depois do 1 agendamento e que o perito começa o dia com 3 atrasos (agendam 7h, abrem 7:30h, disponibilizam para atendimento as 8h). Falei que faltando 5 minutos para término do horário dos Peritos Médicos, por atrasos administrativos, disponibilizam mais um segurado. Falei que o Perito não recebe por hora extra, inclusive foi dada a ideia de que a Perícia Médica só fosse agendada após retirada de todas as pendências administrativas. Falei que os Peritos Médicos são obrigados a atender segurados atrasados em horas, pelo social, mas ninguém tem tolerância com eles. Falei que embora o administrativo tenha "todo o tempo necessário" para retirar suas pendências, o INSS insiste que o Perito Médico tenha 20 minutos sem direito a nenhuma pausa. Falei que há casos de segurados que chegam pontualmente porém cheios de pendencias são orientados a saírem e retornem no final do expediente, resultado confusão.  Falei que se tem dezenas de outras atividades que não são catalogadas alem das dias "15 pericias" do SABI, por exemplo, as Pericias em Trânsito. Todos sabem disso e se quedam, e se prostram silentes e cúmplices perante o caos do atendimento. O modelo está todo errado. Como se não bastasse tudo isso ainda pressionam o servidor com picuinhas, ponto eletrônico, metas e o escambau. O resultado é a enorme insatisfação do atendimento por todos os envolvidos. A DIRAT também tem sua culpa e a cabeça tem que cair fora se houver intenção de mudar algo, ninguém aguenta mais. É extrema falta de gestão.

Nenhum comentário: