terça-feira, 17 de julho de 2012

Microchip é para Infecção Hospitalar? Enfermeira ofende inteligência dos Médicos

Terça-feira, 17 de julho de 2012 8:57
Sindicato dos Médicos questiona microchip

O Sindicato dos Médicos vai entregar representação ao Ministério Público do Trabalho questionando a legalidade da instalação de microchips eletrônicos em jalecos para monitoramento de médicos da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Mesquita, na Baixada Fluminense.

Os dispositivos controlam a frequência e se o profissional deixou a instituição com o uniforme, o que aumenta o risco de infecção hospitalar. Os chips também serão aplicados em equipamentos e insumos, para "melhor controlar o patrimônio", informa a Secretaria de Estado de Saúde.

A medida causou desconforto entre médicos e funcionários e levou o sindicato a entrar com a representação. O principal argumento é que a secretaria já dispõe de meios "menos agressivos" para aferir a frequência, como o ponto eletrônico e o ponto biométrico. "É assédio moral porque o governo pressupõe que o servidor está ali para roubar e para burlar a escala de trabalho", afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze.

Darze afirma ainda que as unidades de saúde têm vigilantes, que controlam a entrada de pacientes. "Esse profissional pode lembrar ao médico que ele está deixando a UPA com o jaleco. Mas a melhor forma de reduzir a infecção hospitalar é com programas de prevenção", afirmou o médico, que comparou o chip às tornozeleiras usadas por presidiários em liberdade condicional.

Segundo a secretaria, a decisão de colocar o chip foi da organização social que administra a UPA. "Ela precisa cumprir metas e achou por bem instalá-lo. O foco não é a frequência do médico, mas sim o controle da infecção hospitalar", diz a coordenadora da enfermagem da secretaria, Silvana Pereira

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Um comentário:

Francisco Cardoso disse...

Que declaracao estupida dessa enfermeira... Qual a relacao entre jaleco na rua e infeccao hospitalar? Nao existe um unico estudo mostrando isso. Porque nao assumem que é pra evitar roubo de roupas, um dos grandes gastos dos hospitais hoje? Dizer que é controle de frequencia foi de um oportunismo eleitoral imbecil e que pegou mal. Basta pendurar o jaleco na cadeira!!!