segunda-feira, 10 de junho de 2013

LICENÇAS MÉDICAS DE PROFESSORES SOB SUSPEITA

Edição do dia 10/06/2013
10/06/2013 09h28 - Atualizado em 10/06/2013 09h28
Aumenta o número de professores da rede pública que entram de licença
No Distrito Federal, mais de 10 mil professores tiraram licença desde o início de 2013; número representa mais de 30% do total de professores.



É cada vez maior o número de atestados médicos apresentados pelos professores da rede pública. No Distrito Federal foram mais de 10 mil desde o início do ano.

Esse número representa mais de 30% do número total de professores no Distrito Federal. O que chama a atenção são os motivos desses afastamentos: na maioria, problemas psicológicos e doenças musculares.

Em um vídeo, os alunos brincam, dançam na sala de aula. Foi feito em uma escola de Brasília, em uma turma do nono ano. 

A bagunça, segundo as estudantes, é comum, quando o professor não aparece. Indignadas, alunas mostraram as imagens para a mãe.

“Te surpreendeu, Rose, saber que no horário de aula a turma estava assim?”, pergunta a repórter.
“Com certeza, se seu filho está na escola, você acredita que está estudando”, declara Rose Mendonça, mãe de um aluno.

Um grupo de alunos chegou a fazer um abaixo assinado para tentar resolver a situação. Mas o número de professores temporários, hoje 1.880, não é suficiente para cobrir os que estão de licença.

“Eu acho um descaso. Quem está perdendo somos nós com os estudos”, diz o estudante Lucas Paulino.

No Distrito Federal, são 29 mil professores. Nos cinco primeiros meses do ano foram apresentados quase 11 mil atestados médicos. A Secretaria de Educação admite que o número é preocupante.

O governo diz que pensa em agir preventivamente, mas por enquanto a medida está em estudo. “Hoje o que nós temos internamente é só perícia médica, não existe nem médico nem psicólogo que possa dar outro tipo de assistência para o nosso trabalhador”, diz a subsecretária de educação do DF, Patrícia Jane Lacerda.

Jenise Maluf Silva diz que é preciso muito mais que isso. Professora há 16 anos, está de licença médica há dois meses. “Você não tem uma estrutura boa para trabalhar. Salas lotadas, muitos alunos na sala de aula. Isso tudo faz com que a gente adoeça”, declara.

O pesquisador da Universidade de Brasília Mário Cesar Ferreira diz que em todo o país a situação é a mesma. Uma alta incidência de professores doentes e afastados.

“Uma síndrome do esgotamento profissional, ou seja, exaustão emocional, cansaço crônico, frustração, desmotivação. Muitos professores já pensam em abandonar a carreira”, explica.

No Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Educação, já foram apresentados 15 mil atestados desde o início de 2013.
Ver vídeo:

5 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Sérgio Carneiro conhece de perto isso...

HSaraivaXavier disse...

GABAS ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM LULA?
http://youtu.be/-St8JVjMJmw

HSaraivaXavier disse...

Em Portugal governo enfrenta problema semelhante
http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/baixa-medica-medico-seguranca-social-saude-tvi24/1458509-4071.html

Snowden disse...

Isso faz parte da Construção da Mao de Obra futura do Brasil! Com alunos despreparados, com profissionais desmotivados, , faz-se necessário o Governo criar mais Benefícios pro nosso Povo!
Ser Professor, Medico, Policial e Motorista nao ta com nada! A melhor profissao do Momento é ser Politico onde as Vantagens sao monstruosas, sem necessidade de estudar ou de se esforçar! Basta falar bonito, com chavões e Clichês pois o Povo gosta e bate palmas!
Brasil é País lixo, Praticamente nada presta aqui! O Governo continua arrochando nos Impostos mas o sangue de quem trabalha está acabando! Ninguem tem vontade de nada, de produzir, de porra nenhuma! Eu nao tenho a mínima vontade de produzir no trabalho! Faço apenas o minimo pra garantir a mesada no final do mes! Assim como varios colegas, fazem o minimo necessário! País nao valoriza o intelecto, país é cheio de esquemas, então pra que se eaforçar?
Professores do DF estão de parabéns! Por falar nisso, hoje atendi uma professora do Estado que alegava Sind. Do Pânico: disse que dava aula no periodo noturno para adolescente, que tinha muitos alcoolizados e usuários de droga, que tinha medo de lecionar, de sair de casa com essa violência! Que sentia verdadeiro pânico! E ai, faz ou nao faz juz ao Beneficio Previdenciário?
É justamente essa realidade que muitos nao querem enxergar, dão uma de louco, uma de "João sem braço"! Mas tudo tem um custo! E por fim, pode ter certeza que por conta da Ingestão da Condução das Políticas publicas, todos pagarão, inclusive os Políticos, pois um dia, chega a hora e a hora chega pra todo mundo...

Snowden disse...

Gabas é doido pra disputar um Cargo Eletivo mas como nao tem carisma nenhum e faz muita "arte" contra os outros, nao ganha musculatura nem pra disputar uma vaga de Sindico! Então é isso, vive assim passando um papo aqui outro ali e vai se garantindo em cargos por indicação tocando pianinho pra quem indica o mesmo!