sexta-feira, 14 de junho de 2013

APENAS O TEMPO DE ESPERA POR ATENDIMENTO IMPORTA, NADA MAIS

Diagnóstico errado, tratamento provavelmente errado.

Apenas a ponta do Iceberg aparece como Tempo Médio de Espera de Atendimento (TMEA) no problema chamado Perícia Médica. 
As cobranças de deputados, os relatórios do TCU, as ações do MPF, as manifestações dos Sindicatos, as notícias das mídias digitais e também as individuais deixam claro que exclusivamente o tempo entre o agendamento e o atendimento é o que interessa.
Doce ilusão na verdade sabemos todos que este indicador é apenas uma consequência das dezenas de ações e omissões sucessivas dos ordenadores do Caos. Nossos Premiados gestores estão descendo a ladeira da desgraça sem freios carregando o povo há pelo menos 3 anos sem encontrar nenhuma solução razoável a despeito de todas as críticas e sugestões construtivas. Tudo parece congelado e difícil de mudar no INSS.

Absolutamente ninguém parece querer entender os problemas profundos e enraizados da perícia médica que são a base de tantos erros. Ninguém quer saber porque centenas de peritos médicos pedem suas exonerações ou aposentadorias maciçamente. Ninguém quer saber porque não existem as revisões previstas em lei muito menos porque a reabilitação profissional é deficiente. Ninguém também quer saber de entender porque algumas soluções do passado como terceirização e benefício automático que não deram certo não devem ser repetidas. Pior ainda, menos gente ainda quer saber se a avaliação em menos de 20 minutos, a ausência de treinamento e qualificicação, a ausência de controle de qualidade nos laudos interfere nisso tampouco sobre a pressão psicológica do cargo e a falta de controle do trabalho interfere. Ninguém saber se perito adoece. Ninguém quer saber de nada. Nem se haverá avaliação por médicos, cães, robôs ou cartomantes. A única coisa que parece importar é o TMEA.

É lamentável tamanha superficialidade... para quem tem uma montanha de problemas submersos

2 comentários:

sonoimax disse...

Em reuniões com os chefes de APS's tinha um infame trocadilho: TEMEI o TMEA

HSaraivaXavier disse...

Ora, se o objetivo é o TMEA porque tanta pressão por horário e outras picuinhas... Ora, poderiam ao menos serem mais honestos conosco..
O INSS se perdeu quando os objetivos dos peritos ficaram diferentes dos da instituição.