quinta-feira, 7 de junho de 2012

Viva a Liberdade de Imprensa!

Dia Nacional da Liberdade de Imprensa – 7 de Junho

O dia da Liberdade de Imprensa é comemorado pelos profissionais que com ela trabalham na forma de protestos e do próprio exercício de suas atividades. Em recompensa a isso, existem diversos prêmios que prestigiam trabalhos de imprensa em situações nem sempre favoráveis à liberdade, como a cobertura de países em guerra.

Hoje existem associações voltadas para a luta pela liberdade de expressão e de imprensa, como a Associação Nacional de Jornais – ANJ – e a Associação Brasileira de Imprensa – ABI – que, além de desenvolver ações para propor a liberdade de imprensa no país, denunciam ameaças ao direito de informação. Com esse programa, houve um aumento de controle sobre os crimes cometidos contra a imprensa e seus profissionais.

4 comentários:

Snowden disse...

Uma ressalva só contra a imprensa marrom, que desinforma, que mente, que coíbe o direito de reposta, que não escuta o contraditório, que não houve as partes na matérias que envolve litígio, que é parcial!

HSaraivaXavier disse...

Efeito colateral da liberdade Aldo.
É melhor ser livre com a imprensa marrom que censurado de qualquer maneira.

Snowden disse...

NAo vejo assim Heltron, a imprensa marrom nada mais é que o Profissional desonesto que ocorre como em todas as profissões, sem etica, negligente, que comete imprudência e negligencia! Motoristas que tomam cachaça antes do trabalho, engenheiros q só assinam papel e não acompanham as suas obras, professor q nAo ensina, "jornalista que nAo informa, mentiroso e parcial"

H disse...

Mas censurar impressa não é solução para comportamento inadequado. Assim como liberdade de impressa não isenta de se responder por calúnias e etc. Mesmo com a impressa marrom, prefiro a imprensa, em geral, livre. Se os cidadãos lutarem para que ela se purifique e seja realmente isenta, a coisa fica ótima. Tenho alergia a ditaduras (de direita, de esquerda...).