quarta-feira, 3 de abril de 2013

ROTINA DO ABSURDO - Uma Vida de Agressões


Médico do INSS diz ter sofrido agressões após negar benefício

Um médico do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de Tatuí, de 37 anos, alega ter sido vítima de desacato e de agressões no dia 1º deste mês. A vítima acionou a Polícia Militar para comparecer ao local por conta da reação de um caminhoneiro, de 41 anos, pela manhã.

De acordo com o médico, o homem teria avançado contra ele depois de ter o pedido de benefício negado. O caminhoneiro teria desferido socos e chutes, quebrado um monitor de computador, da marca Samsung, e a entrada de mídias de uma CPU (unidade central de processador).

O perito alegou que o homem teria ameaçado, também, seguranças do instituto. Por conta disso, os PMs levaram o caminhoneiro até a Delpol (Delegacia de Polícia) Central, onde foi arbitrada fiança.

O médico informou que o homem estava de “alta previdenciária” e que teve o pedido de benefício negado após “perícia revidenciária”. A conclusão do processo teria sido insatisfatória para o pedido do benefício.

Ao tomar conhecimento do parecer, o caminhoneiro teria ficado irritado e jogado o monitor do computador e a mesa sobre o médico. Também teria dado socos no tórax e no peito do perito.

O médico afirmou, ainda, que precisou empurrar o agressor para se defender, e que houve necessidade de intervenção de seguranças. De acordo com o perito, o caminhoneiro teria ameaçado os profissionais e dito palavrões.

Na delegacia, o acusado afirmou que estava afastado das funções desde 2008 por problemas de saúde. Alegou que tomava remédios controlados e que, no dia 4 do mês passado, havia passado por perícia médica, ocasião em que teve o pedido do benefício negado.

Ao passar novamente pelo perito, e ter de novo a solicitação negada, ele disse que teria ficado nervoso. Conforme o caminhoneiro, o médico “não teria condições nenhuma para avaliar” se ele precisava ou não do benefício, e disse que só atirou o monitor contra o perito porque ele teria tentado tirá-lo da sala.


Um comentário:

Fernando Antônio disse...

Sob qualquer tipo de ameaça ou agressão durante perícia médico do INSS, o Perito médico/INSS deve:

1 - Suspender a perícia do segurado que ameaçou ou agrediu por perda da isenção pericial. O setor administrativo pode posteriormente (em dia posterior) remarcar esta perícia de preferência para outra APS, registrando o ocorrido no PAP (Processo Administrativo Previdenciário) para os demais colegas administrativos e peritos terem ciência do fato ocorrido.

2 - Suspender todas as demais perícias do dia, devido acidente de trabalho caracterizado por ameaça e agressão.

3 - Registrar BO e CAT.

4 - Em consulta com psiquiatra, por ansiedade pós-traumática tirar licença médica por cerca de 7 à 15 dias.

5 - Realizar o quantitativo humanizado e correto de no máximo 02 perícias por hora.