segunda-feira, 29 de abril de 2013

NOTÍCIAS SOBRE A CPI DO ERRO MÉDICO

https://twitter.com/FlavioDino/status/326660924175945728
*Não esqueçam de ler os comentários no Twitter


Instalação da CPI do Erro Médico será amanhã no Senado Federal

22 ABRIL 2013.

Indicado para presidir a nova CPI que pretende investigar o caos na saúde pública, senador Magno Malta (PR/ES) tem mantido contato como senador Humberto Costa (PT/PE), também confirmado para relatoria. Os parlamentares prometem chegar à raiz do aumento crescente de óbitos nos leitos dos hospitais da rede pública e privada do Brasil.

A instalação da Comissão Parlamentar de Investigação dos Erros Médicos e Violação aos Direitos Humanos à Saúde do Senado Federal será amanhã, terça-feira, às 14h30m. “Erro médico não é propriamente erro do médico, cuja atividade considero um sacerdócio, pode ser do hospital, da enfermeira, do atendimento, da ação política do Secretário de Saúde, da omissão do governador, mas é difícil encontrar uma família no Brasil que não tenha um drama para narrar, de descuido, desatenção, falha na formação do profissional, que com certeza contribuem para o aumento de óbitos nos leitos”, revelou Magno Malta.

Senador Humberto Costa, indicado para relatoria pelo partido dos trabalhadores, é médico atuante, ex-ministro da Saúde e tem erguido a bandeira da saúde para amenizar o sofrimento do segmento de baixa renda que necessita de atendimento hospitalar.

A imprensa nacional já credenciou jornalistas especializados para a cobertura da instalação da CPI no Senado Federal. Logo após a formalidade dos atos de início de trabalho, o presidente Magno Malta vai propor a primeira audiência pública em Curitiba, para ouvir a médica ex-chefe da UTI Geral do Hospital Evangélico, Virgínia Soares de Souza, 56, acusada de homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha juntamente com mais sete médicos e enfermeiros (todos em liberdade). “A eutanásia para favorecer a demanda de leitos para rede pública privada vem acontecendo em vários estados brasileiros e já recebemos muitas denúncias graves”, informou Magno Malta.

Durante 150 dias, os membros da CPI dos Erros Médicos pretendem promover oitivas em vários estados. “É o anseio popular que tem impulsionado a investigação. Acredito que este trabalho pode mudar esta situação que humilha o paciente e traz sofrimento para milhares de famílias”, esclareceu Magno Malta, que hoje - segunda-feira - estará reunido com a equipe técnica formada com representantes de vários segmentos organizados da sociedade.

Fonte: www.magnomalta.com

2 comentários:

Paulo Taveira disse...

Será que mostrararão o verdadeiro problema do subfinanciamento? da falta de investimento? da incapacidade de providenciar ao médico, eixo em torno do qual gira todo o resto, um salário digno com plano de cargos,carreira e vencimentos?

MAURICIO disse...

Vem cá ...

E a CPI do erro do juiz quando vai começar ?

Tem um pessoal aí que vai para cadeia, contrai tuberculose, HIV e depois descobrem que o crime foi cometido por outro ou sequer existiu.

Ah ... essa vai se chamar de erro do sistema judiciário brasileiro ....

" Piper anulus altera pars colirium est "