terça-feira, 16 de abril de 2013

Dificuldade para Beneficio por Incapacidade

Doente, idosa não consegue se aposentar
Aos 66 anos, mulher enfrenta diabetes, hanseníase e osteoporose e, ainda assim, diz não conseguir benefício da previdência 
VINICIUS MAMEDE
Em 16/04/2013, 09:34

A diarista Francisca Pereira Bezerra, de 66 anos, diz que já não suporta mais todas as dificuldades impostas a ela e ao companheiro, o aposentado Eduardo Andrade, de 85 anos. De acordo com a idosa, falta tudo na casa simples em que vivem, incluindo os medicamentos para ela e o marido, que sofre há mais de dois anos com um câncer de próstata. Enquanto a tão sonhada aposentadoria da diarista não vem, eles vão levando a vida como podem, sem direito a terem sequer água encanada em casa.

Francisca diz que a vida da família nunca foi fácil. Mas acabou ficando pior depois de um empréstimo que Eduardo fez, há alguns anos, para tentar reformar a casa. Dinheiro que, em vez de trazer mais conforto para a família, acabou por se tornar em apenas mais uma dívida. “Pois o dinheiro que achamos que seria suficiente para arrumar a casa não foi suficiente sequer para tirarmos todas as rachaduras”, informou a diarista.

Desde então, a diarista destaca que ela e o companheiro têm menos de 400 reais para todas as despesas da casa, que não são poucas. “Eu tomo remédio, ele toma remédio e, depois de comprarmos todos os comprimidos, ainda temos de pagar energia e comprar comida”, relatou ela. E é justamente por terem tantos gastos que ela se diz impossibilitada até de comprar uma nova bomba e se livrar da árdua tarefa de retirar água da cisterna de casa no balde. “Pois nunca nos sobra nada da aposentadoria dele.”

Aposentadoria
Francisca diz que já tentou diversas vezes se aposentar e aumentar a renda da família. Entretanto, diz que foi vencida pelo cansaço e toda a burocracia imposta a ela nas perícias do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mesmo já tendo passado da idade de gozar do benefício. “Depois de um tempo, acabei cansando de pedir o benefício e decidi deixar pra lá”, disse a senhora, que, além de ter acima de 60 anos, ainda sofre com diabetes, hanseníase e osteoporose.

Apesar de ter se dado por vencida, a verdade é que a aposentadoria seria uma ajuda e tanto para a senhora, que diz ter passado até pela fome. “A verdade é que só ainda não morremos de fome porque tem alguns vizinhos que ajudam. Pois, se fôssemos depender só da aposentadoria do meu marido, não teríamos nem energia em casa”, analisou ela.

http://www.ohoje.com.br/noticia/12012/doente-idosa-nao-consegue-se-aposentar

3 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Esta será aposentada pelo Carneirismo.

Curioso é que eu nunca vi um parecer contrario de Assistente Social. Alguem viu? Estou falando sério.

Francisco Cardoso disse...

Nunca. Já vi AS dar nota máxima em fragilidade social - moradia porque a pessoa morava de aluguel: em higienopolis, SP, onde moram o FHC, Jo Soares, Etc...

Francisco Cardoso disse...

Ok, ela tem idade para aposentar por idade, pois nao existe idade para aposentadoria por invalidez.

Cade as contribuicoes?