terça-feira, 21 de maio de 2013

VIAJANDO E AFASTADO POR LICENÇA POR DOENÇA

21/05/2013 - 10:40
Barbosa usou passagens do STF quando estava de licença médica
Foto: Reprodução

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, utilizou passagens aéreas pagas pela Corte em períodos nos quais estava licenciado do tribunal. Barbosa fez 19 viagens para quatro cidades nos anos de 2009 e 2010 em datas nas quais estava afastado de seus trabalhos na Corte.

O Estado solicitou dados sobre as passagens emitidas para os ministros em janeiro deste ano, com base na Lei de Acesso à Informação. A resposta enviada pela Corte omitiu as viagens de Barbosa, apesar de listar as realizadas por outros magistrados. Somente neste mês de maio o tribunal publicou na internet dados sobre as passagens usadas pelo ministro. 

Barbosa tirou licenças médicas em 2009 e 2010 em razão de problemas de saúde. Ele sofre de dores crônicas na coluna e se submete a diversos tratamentos. As seguidas licenças de Barbosa mereceram críticas reservadas de colegas à época, a ponto de o então presidente da Corte, Cezar Peluso, cogitar a possibilidade de pedir uma perícia médica. Essa intenção de Peluso foi uma das razões para o embate entre ambos em declarações à imprensa no fim de 2011. 

3 comentários:

Snowden disse...

Independente de qualquer coisa, o Excelentíssimo é brasileiro e como todo bom brasileiro, "se facilitar, atola"!
Nao importa a classe social, função, sexo, cor, religião, grupo politico, etnia...

Fernando Antônio disse...

Com doença descompensada e com incapacidade laboral temporária definida tecnicamente é possível executar ações diversas ao trabalho específico para o que fora afastado,,, são situações independentes.

A perícia contra-indica o trabalho temporariamente principalmente para proteção e restabelecimento da saúde do trabalhador.

Se este informalmente se expõe a situações contra-indicadas tecnicamente, atividades diversas, esta exposição é sob risco e responsabilidade própria do cidadão isentando o serviço de med. do trabalho e perícia de responsabilidade.

JOSÉ ALBERTO ARMÊNIO disse...

Ê, Aldo:
NA VEIA !