quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DR. SÉRGIO CARNEIRO, DIRSAT, IGNORA 199ª REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, MAS AS VIAGENS TÃO GARANTIDAS.

Voar, Voar, Subir, Subir, Ir pra onde for... (Menos pra Brasília)

São vastos os relatos do gosto pessoal do diretor da DIRSAT, Dr. Sérgio Carneiro, em viajar e conhecer o mundo. Aeroportos, hotéis, bons vinhos e um bom papo sobre os destinos da humanidade, "pensar a saúde", tudo isso dá muito prazer ao nosso colega diretor. Viajar é com ele mesmo. Se for para pegar um avião para reuniões, vale até mesmo reunião no Oiapoque de manhã e em Chuí de tarde. Mas estranhamente existe um tipo de avião que o nosso diretor aparentemente não gosta: O plano-piloto. Talvez por ser um avião que nunca decola, o fato é toda vez que tem uma reunião em Brasília, segundo um informante da DIRSAT, o nosso diretor dá um jeito de escapar.

Os relatos dão conta de que praticamente o "dia a dia" da DIRSAT está nas costas da colega Dóris, nomeada no início de sua gestão para o cargo de coordenadora-geral de perícias, DAS 4, e do colega Josierton, ocupante do cargo de coordenador de perícias ocupacionais - DAS 3. Tendo que juntar suas funções habituais com as funções repassadas pelo diretor, a tarefa se torna hercúlea e não duvido que esteja impactando nos resultados de suas coordenadorias. Dóris inclusive foi flagrada reclamando a conhecidos, há pouco tempo, que estaria difícil trabalhar pois tudo cairia em suas costas e, para piorar, foi nomeada uma coordenadora de reabilitação profissional que não é nem médica nem assistente social, chamada Samara.(Isso fica pra um próximo tópico)

Nada se compara porém ao que ocorrerá hoje, segundo informante da DIRSAT. Está marcado para hoje, 24/10 a 199º reunião do CNPS, órgão máximo deliberativo da previdência social no Brasil, cuja atuação é fundamental para definir as políticas públicas previdenciárias brasileiras e é composto de forma paritária por entes sindicais, patronais e governamentais. As reuniões do CNPS são tão importantes que ninguém falta quando convocado. Nem o Presidente do INSS, que sempre compareceu quando convocado. Nem o Comissário Gabas, sempre presente.
A 199º reunião do CNPS será dedicada à discussão do tema, importantíssimo, da aposentadoria especial em deficientes físicos, baseado em legislação recentemente aprovada e cujos efeitos já começam a entrar em vigor nos próximos dias.

Dr. Sérgio Carneiro está convocado e foi avisado com a devida antecedência da reunião e da necessidade do seu comparecimento. Mas, de forma surpreendente, não só recusou por e-mail o convite como disse que estaria com viagem "agendada" no dia da reunião. Perguntamos: Que viagem pode ser mais importante para o Diretor Carneiro do que a importantíssima reunião do CNPS, com a presença das entidades sindicais e do Ministro de Estado?

Não satisfeito, Dr. Sérgio reiterou em mensagem que não iria e indicou seus eternos substitutos, Dra. Dóris e Dr. Josierton, para irem à plenária debater sobre o tema. Como que se mandam colegas com DAS 4 e DAS 3 para serem protagonistas de uma discussão de alto nível, de importância nacional na presença do Ministro, do Secretário-Executivo e de todas entidades patronais e sindicais? Como esses colegas responderão aos evidentes questionamentos que surgirão, se não possuem poder decisório?

Para piorar, o informante nos disse que, na DIRSAT, o papo de corredor era de que a reunião seria só blá blá blá, que não se devia "perder a manhã toda ouvindo bla bla blá", houve críticas ácidas ao companheiro Evandro, da CONTAG e que "um DAS 3" iria acompanhar a Dra. Dóris na reunião do CNPS pois a mesma teria manifestado desconforto em ir sozinha.
Essa situação é um grave desrespeito às entidades sindicais e ao CNPS. Este conselho é a instância máxima deliberativa do MPS, o tema é caro aos sindicatos, que lutaram por décadas pela legislação que irá entrar em vigor. Esse é o tipo de reunião que nem o Presidente do INSS falta. Nem o presidente paralelo do INSS, o chefe da DIRBEN, falta quando convocado. Pelo contrário, pegam o melhor terno para ir.
Que viagem pode ser mais importante que isso? Deu mais que tempo para ela ser remarcada. O nosso diretor não vai ao CNPS mas outro dia fez questão de comparecer a uma reunião sobre o SIASS em Sergipe. Será que se a reunião fosse no Plano Piloto ele teria o mesmo vigor? Os sindicalistas merecem melhor atenção, viajam de vários estados para participar, bem como os aposentados.
A perícia médica será agente fundamental dessa nova normativa que promete bombar o INSS com pedidos de verificação de incapacidade, causando o colapso definitivo do sistema. Deveria ser prioridade máxima da DIRSAT. Na atual situação da carreira, um diretor médico faltar a uma reunião desse naipe é praticamente um golpe fatal para todos nós.

Este blog informa aos nobres conselheiros do CNPS e demais entidades sindicais que o tema da aposentadoria especial para deficientes é muito caro a nós, peritos, e que estamos dando atenção máxima ao processo e que não concordamos com a postura do diretor Sérgio Carneiro, que trocou essa importante reunião por mais uma viagem para "pensar a saúde" em algum lugar do Brasil. Essa não é, de forma nenhuma, a postura da perícia médica brasileira.

Update: Ficamos na esperança dele comparecer hoje pois a aposentadoria especial já começa dia 09, mas ele não foi. 

3 comentários:

MAURICIO disse...

É um filósofo do Power Point.

Me lembra muito o Caetano.

Ou não ...

HSaraivaXavier disse...

Na boa? O quê Sérgio Carneiro fez pelo INSS além de prometer? Além de formular um diagnóstico que todos já sabem!? Uma solução que beneficio sem perícia herdada de Hauschild?

MAURICIO disse...

Será o último diretor da DIRSAT.
Não vai mais haver DIRSAT.
Já tá tudo combinado.
É só jogo de cena.
Quebrar as BIs,enrolar com o Power Point viajante até passar as eleições de 2014 sem que o assunto "perícia" atrapalhe e bora para casa ou para OPAS ou ainda passear em Londres, Paris ou São Francisco.