quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CAXIAS DO SUL DEVOLVE "MAIS MÉDICOS" POR NÃO PODEREM ATUAR "EM OUTRAS COISAS"

Matéria jornalística questiona a Prefeitura de Caxias do Sul por ter devolvido 7 Mais Médicos* apesar de faltar médicos em UBS e Pronto-Atendimento. A resposta da Secretária de Saúde foi rápida: Os Mais Médicos só podem atuar em ESF/PSF, e essas equipes já estariam completas. Como não podem colocar o Mais Médicos fora de PSF, não tiveram o que fazer a não ser devolvê-los. O MS ratificou a informação: Mais Médicos só pra PSF.


Nota do BLOG: Dr. Padilha não é bobo. Uma coisa é colocar pseudo-médicos para fazer teatro nos programas de família, ficar "apalpando" cidadãos e fazer pose para foto montada em postura "caridosa e servil" para estampar matérias de jornais pelegos sobre o "encantamento da população". Ali eles estão camuflados e sua ignorância e más condutas protegidas pelo perfil de pacientes. É assim que se ganha voto, objetivo primaz do programa.

Outra coisa, bem diferente, é colocar Mais Médicos para atender em Pronto Socorro, ter que entubar pacientes às pressas, reanimar paradas cardíacas, tratar infartos agudos do coração, fazer diagnóstico rápido de febres hemorrágicas, detectar um abdome agudo. Não, isso ai é pra médico de verdade. Um Mais Médicos num ambiente desses ia causar enorme estrago, suas deficiências seriam rapidamente detectadas e a população ia saber logo que o "Mais" é cheio de "Menos", como emblematicamente escreveu a colega Luciana Coiro em memorável texto sobre o assunto. Ai ia perder voto... Não dá, né?

Por isso, prefeituras, não tem jeito: Para fazer mise en scene, podem trazer os cubanos. São ótimos nisso, que outro povo consegue sorrir passando fome? Mas para fazer medicina de verdade, ai não. Ai já é demais. Tem que contratar mesmo os médicos.

*Este blog vau se referir aos intercambistas, médicos não-oficiais, da forma como o governo quer: mercadorias baratas com o selo "mais médicos".

Um comentário:

JOSÉ ALBERTO ARMÊNIO disse...

ESSE PESSOAL DO PT É MESMO CRAQUE EM MARKETING.
COM ISSO VÃO SE PERPETUANDO NO PODER.
NÃO ME ESPANTARIA SE REPETÍSSEMOS O QUE OCORREU NO SÉCULO PASSADO MO MÉXICO ONDE O PARTIDO PRI GOVERNOU POR CERCA DE CINCO DÉCADAS.
FOSSE EU MAIS JOVEM, INICIARIA MINHA MILITÂNCIA NO PT, POR QUESTÕES DE SOBREVIVÊNCIA...