sábado, 12 de outubro de 2013

DIA DO FISIOTERAPEUTA

O INSS já distribuiu sua mensagem aos fisioterapeutas por seu dia que será comemorado amanhã (Em 2011 sob gestão de Mauro Hauschild o INSS não desejou feliz dia dos médicos). Vejam a imagem distribuída:

O INSS está certíssimo. A função da fisioterapia é essa mesma: reabilitar, recuperar. E adiciono uma: prevenir. Em muitos países desenvolvidos, longe de ideologisas chavistas ou pseudo-socialistas, a fisioterapia exerce papel fundamental na economia, atuando em trabalhadores de escritórios, construção civil, ergonomia, esportistas (com grande destaque) dando um caráter nobre e um sentido à especialidade, com valorização do profissional e respeito às suas funções. Nos EUA, um fisioterapeuta de uma equipe de basquete ganha mais que muito cirurgião.

Mas no Brasil, terra de dimensões gigantes e visão apequenada, os fisioterapeutas são jogados aos potes no mercado de trabalho, são explorados e subvalorizados e guiados por líderes sectários e recalcados que ao invés de lutarem pela valorização da categoria, insistem numa luta de classes politicamente guiada para tentar fazer da fisioterapia uma espécie de "sub-medicina" ou "medicina alternativa" chamando isso de "defesa do SUS".

Por isso vemos fisioterapeutas perdidos e equivocados, achando que podem fazer diagnóstico, perícias médicas e outras atribuições que são exclusivas do médico por formação e por direito. Que fique a dica: Lutem para serem como os fisioterapeutas europeus e americanos, que fazem, e bem, o que lhes compete: prevenção e reabilitação.

Diagnóstico e prescrição terapêutica, é com o médico.

Nenhum comentário: