sábado, 8 de dezembro de 2012

Decisão pra lá de Polêmica

07/12/2012 23h00 - Atualizado em 07/12/2012 23h02

Jovem catarinense vai cursar universidade com recursos do INSS
Decisão judicial vai beneficiar jovem nascida com má-formação física.
Através de programa de reabilitação, jovem será inserida no mercado.

Luíza Fregapani e Marina PetriDo G1 SC com informações da RBS TV

Por meio de uma decisão judicial, que saiu no dia 29 de novembro, uma jovem catarinense nascida com má-formação física vai conseguir, por meio de recursos do INSS, cursar a universidade. Segundo o advogado Hélio Gustavo Alves, esta é uma ação inédita no país.

O caso é tema da tese de seu doutorado, que precisa ser um tema não tratado anteriormente. Além disso, neste caso, não caberá recurso para o INSS, pois, para ser discutida em outra instância, o INSS precisaria comprovar que já houve um voto diferente em outra vara. Desta forma, por não exisitr nenhum caso semelhante julgado, não cabe recurso.

Carla Ribeiro, de 23 anos, frequentou cursos e durante a adolescência, aprimorou seu talento: o desenho. "Fazíamos esportes, cursos, eles me ensinaram a vencer minhas próprias limitações", explica.

Desde 2008, o sonho da jovem era fazer faculdade de moda. Porém, para pagar a universidade, era necessário conseguir um trabalho, o que não aconteceu. "Eu percebi que era preconceito quando, em uma agência, ligaram para o meu pai fazer uma entrevista de emprego, e para mim não", explica a jovem.

O advogado previdenciário conheceu a história da jovem e a ajudou a entrar com uma ação, para ser inserida no programa de reabilitação profissional do INSS. Através deste programa, após a formatura na faculdade, ela será inserida do mercado de trabalho e não precisará mais do benefício do INSS.

De acordo com o advogado previdenciário Hélio Gustavo Alves, o objetivo do programa é melhorar a vida das pessoas. "A elevação do grau de escolaridade faz com que ela seja inserida no mercado de trabalho e consequentemente, não precise mais do auxílio do INSS", explica o advogado.


6 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Todo processo começa errado, no instante em que se contrata uma segurada incapaz para a atividade.

Ou seja, certamente alguém assinou a carteira dela e um médico conferiu aptidão para o emprego.

Na verdade sabemos que se trata de manobra para garantir a renda do deficiente. Há muitos anos usado.

Se contrata a vizinha, a vó, o irmão, um doente, se assina sua carteira, ele trabalha uns meses, quando o faz raramente, e depois chega no INSS para ser aposentado.

O Detalhe é que chega SEM AGRAVAMENTO E COM A MESMA CONDIÇÃO A QUAL FORA CONTRATADO.

Empregos usados para entrar no INSS deveriam ser ilegais e os peritos mais atentos.

Pagar a Universidade não tem relação direta nem garantia de retorno ao mercado do trabalho.
Vou tentar acompanhar este caso a distância, mas sou capaz de apostar que cessada a universidade, ela se declarará incapaz da mesma forma...

Snowden disse...

Nossa que legal! Pra ser contratada tem que cumprir a NR7, ai algum medico deu o ASO apto, depois diz que ficou incapaz ao trabalho e envia pra Segradora! Dai no processo de "Reabilitação" paga a Faculdade! Olha que jóia, que precedente formidável! Que esquema maneiro meu! Agora so falta o pro INSS pagar também o tratamento medico pois o SUS nao dá a resolucao legal! Gente espalha a noticia que a Seguradora é mal gerida! O povo tem que botar pra lascar nessa oportunidade pois os Gestores sao políticos e nao vão saber desenrolar essa bronca! A gente tem que apreender a aproveitar a oportunidade que surge! Se tiverem algum parente nessas condições a hora é ESSA!

Snowden disse...

Heltron meu filho eu gosto de vc, mas Poxa use o Sistema a seu Favor também ajudando sua família, aposentando seus entes no teto! Vc é inteligente, tem esse expertize! A coisa nao é seria rapaz, pra que ficar lutado contra isso?! Esquenta nao rapaz! Olha eu mesmo quando for me aposentar vai ser no teto utilizando as brechas da lei e a nega também! E um AA. No meio do caminho também e bem vindo...se é pra atolar vamo atolar!!! Depois meu filho é "so no sacolejo" hehehehehe ;-))

Eduardo Henrique Almeida disse...

É a facuINSS. Meu post recente parece premonição. INSS, a redenção da nação.

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H disse...

Pois é...enquanto isso aumentam a idade para se aposentar, criam N dificuldades para quem realmente trabalha. E assim, o valor pago para os aposentados QUE REALMENTE CONTRIBUÍRAM, míngua a cada dia mais...

Vamos praticar a divisão dos bens e recursos, principalmente tomando de quem sofre e contribuí e dando para quem aproveita, mas vota. Esse tipo de situação tinha que ser paga com dinheiro do tesouro. O dinheiro do INSS não é do governo. É de quem contribuiu.