sábado, 29 de dezembro de 2012

O Neurocirurgião e a Bala Perdida no RJ

28/12/2012 12h24 - Atualizado em 28/12/2012 13h14

Após médico faltar plantão, Rio terá ponto biométrico nos hospitais
Prefeito quer evitar a repetição de casos como o da menina Adrielly.
Decreto será assinado no dia primeiro de janeiro de 2013.

Comentário do Blogueiro:
Assim que esta tragédia veio à tona pouco depois do Natal. A imprensa e a população utilizaram de todos os esforços para punir o médico condenando-o antes que sequer pudesse falar. Como de costume. Independente de existirem faltas "legais" e dar explicações estava condenado.
Chama a atenção alguns detalhes como, por exemplo, a ausência informações sobre o grande criminoso que efetuou o disparo. Em nenhum momento se fez discurso contra "se atirar irresponsavelmente" ou sobre os esforços na tentativa de capturá-lo. Outro ponto de vista são os aspectos éticos envolvidos quando, em depoimento, o médico alegou que há vários dias havia uma luta interna para se seguir orientação do Conselho Profissional e se colocar 2 colegas de plantão. Depois que pediu afastamento da escala ao saber que ficaria sozinho (o chefe da mesma prestará depoimento). Por fim, ainda é preciso a esclarecer a omissão do socorro secundária, uma vez que a menina foi de fato socorrida por outros médicos, mas não foi encaminhada para outra unidade hospitalar pela equipe. Por traz de tudo há uma enorme lambança administrativa. Outro aspecto. Falta ao leigo compreensão de que não raramente ferimentos de arma de fogo no crânio não precisam e nem devem ser operados imediatamente. Que nem sempre a "bala", ou projétil, precisa ser retirado. Da mesma forma, que é comum que se aguarde evolução do quadro clínico para indicar um procedimento invasivo e o fato de ter sido operada 8 horas depois pode não ter tido relação inclusive com as complicações advindas gravíssimas da natureza do ferimento. Há muito a ser esclarecido por fim.
Para terminar, chama a atenção a postura do governo. Precipitada. Feroz. Quando sequer espera o termino das investigações para se manifestar, se isenta de culpa, não fala a caça aos bandidos do morro e, claro, desvia o foco da sua própria incompetência ofuscando vários detalhes e decidindo punir todos os médicos de uma vez com biometria sem antes colocar no seu próprio gabinete.

Nenhum comentário: