segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

OFF TOPIC: CADEIRANTE MORRE NA SÃO SILVESTRE

Matéria da imprensa hoje dá conta de que um cadeirante para-atleta, Israel Cruz, faleceu hoje durante a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, ao perder o controle da cadeira numa ladeira logo no início da prova e se chocando fortemente com o muro do Estádio do Pacaembu.

Essa ladeira foi incluída no novo percurso iniciado ano passado. Ora senhores, quem conhece essa região sabe que é um crime colocar corrida de rua na Major Natanael, ainda mais em descida. Trata-se de uma rua que liga o Pacaembu (no baixo) ao topo de São Paulo, na avenida Dr. Arnaldo, que fica no eixo da Avenida Paulista, onde se inicia e termina a prova.

Trata-se de uma descida que começa com uma inclinação de quase 40º que ameniza depois dos 100 metros iniciais mas mantendo uma forte queda na casa dos 30º e que continua contornando o Muro do Estádio do Pacaembú até chegar na Praça Charles Muller, onde fica o portão de entrada do Estádio e onde encontra-se um plano. O trecho mais forte de descida dura uns 250 metros mas todo o "tobogã" da Natanael até a Avenida Pacaembú lá embaixo são mais de 1,5 km em descida forte.

É óbvio que isso não ia dar certo. Sequer colocaram protetores naquela parte da curva do muro, que é onde alguém que perdesse o controle iria bater. Foi exatamente o que aconteceu.

Não entendo como que essa ladeiraça continuou na prova em 2012, numa corrida onde permitem cadeirantes. Quando me disseram que em 2011 a Major Natanael iria fazer parte da prova, na descida, eu disse que não dava 3 anos para alguém morrer. Errei por um ano. Matou com apenas dois anos.

A matéria completa está aqui (link da Folha de São Paulo).

Foto do alto da Rua Major Natanael, perspectiva de quem começa a descer. O muro não está muito definido, mas se situa bem no fim do traçado da rua, onde uma curva forte inicia o seu contorno.

Nenhum comentário: