segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

20H FICAM PARA O ANO QUE VEM...

Este blog teve acesso a uma reunião interministerial onde foi batido o martelo: A nova carreira com 20h para os peritos será fixada por MP apenas ano que vem, provavelmente após o Carnaval. 

O motivo do adiamento é econômico: O governo quer ao mesmo tempo mudar a carga horária e descongelar a gratificação atrelada ao salário, que completou 4 anos de gelo esse ano. O governo enxerga o engessamento da GDAPMP como um dos fatores que contribuem para o exonerômetro e as dificuldades em fixar novos médicos no quadro. Como descongelar a GDAPMP implica em custeio, a equipe econômica pediu tempo para cálculos e projeções e avaliou que dezembro era muito em cima para orçar esse novo gasto estimado. O MPOG e a DGP/INSS apoiaram essa proposta. 

Outro motivo para o adiamento é que é notório que os peritos pedirão os 4 anos de calote que vem sofrendo com esse congelamento e o governo quer estudar melhor o tamanho do problema para decidir o que fazer com esse passivo.

O MPS porém queria outra coisa: primeiro reduzir a CH agora em dezembro e depois discutir a gratificação, mas foi voto vencido. O secretário executivo, Gabas, que está cogitado para assumir a presidência da ECT (antigo desejo de Dilma),  ficou incumbido de levar esse recado aos seus subordinados.

Não sabemos como será discutida a forma de cálculo da gratificação. Mas aproveitando que ficou para o ano que vem, este blog faz um apelo ao bom senso do Governo: Nenhuma gratificação funciona com médico. A medicina lida com pessoas, sentimentos, num embate social diário, com inúmeras variáveis que a tornam impossível de parametrizar, logo, impossível chegar a um cálculo de gratificação que seja justo ou eficaz. Vai ser uma eterna fonte de problemas e dores de cabeça. Qualquer que seja a regra será alvo de protestos, boicotes, ações judiciais ou até mesmo denúncias por descumprimento de decisão judicial.

Se o governo quer se livrar da enxaqueca que representa o assunto, não adianta tomar dipirona (dar as 20h) e depois comer chocolate (o prazer em sacanear médicos criando gratificações). Ou faz direito ou não faz. 

Tem que acabar com a gratificação, que só serve para deixar a sociedade desconfiada da isenção pericial, e dar vencimentos por subsídio para todos e tem que permitir a opção de 40h para quem quiser se dedicar ao INSS, que bobagem é essa agora de impedir isso? É pra simplificar ou acabar de vez com o jogo?

O governo tem que acabar também com esse preconceito idiota e recalcado de que médico não pode ganhar muito; somos muito mais preparados e essenciais ao governo do que muitos formados em direito que ocupam cargos de fiscais e ganham bem. Por que médico não pode? É por pensar assim que o SUS está colapsado e a perícia médica também. E é por essa idéia idiota e recalcada que os serviços dependentes de médicos viraram pauta negativa para o governo. 

O Ministério da Saúde oferece menos de 3 mil para neurocirurgião e depois reclama que falta médico. O INSS paga aos peritos, que lidam com 70% do movimento e são a síntese do INSS hoje em dia, metade do salário dos procuradores e reclama da falta de perito. Enquanto isso, procuradores valorizados são pegos com a boca na botija em operações da Polícia Federal, né colegas da AGU?

Reduzir a carga horária, transformar o salário do perito em subsídio, pagar a GDAPMP atrasada de 4 anos e oferecer a opção de 20/40h à critério da administração eliminará praticamente todos os problemas com relação à satisfação experimentada pelos médicos na carreira, atingindo o objetivo de voltar a tê-los nos quadros.

Já que ficou para o ano que vem, então façamos bem feito dessa vez.

3 comentários:

Snowden disse...

Hahahahah nesse Governo não dá pra Confiar! É mentira atras de mentira! E Gratificação hehehehehe acham que isso segura medico?! Fala serio...Perito cuida de 1,5% do PIB e é essa miguelagem com os vencimentos do mesmo?! Por isso que digo sempre País não é serio! Governo não é serio! Ta tudo invertido, a banana tá comendo o macaco!
Agora a próxima mentira, vai pensando que depois do Carnaval vai sair algo hehehehehe outra pegadinha! O INSS deveria ter quadro permanente no Faustão, PEGADINHA do FAUSTAO com o INSS hehehehe engana trouxa, engana Servidor, engana Segurado, engana MPF, engana Dilma! ;-))) campeão de 171...

Snowden disse...

Desde o ultimo aumento que os Peritos tiveram, a inflação ate 07/2012 já tinha corroído 29,6% do poder de compra! Dai vieram as negociações que por fim veio com a assinatura do Geilson da ANMP, do "aumento" de 15% dividido em 3 parcelas, 1 por ano, mais a sacanagem com a Insalubridade e mais a sacanagem da GDAMP, onde o governo negocia um direito, travestindo-o como "benefice"! É assim que o Governo faz com os Peritos, sem o mínimo respeito, com desdém, trata que nem cachorro, se bem que tem muito cachorro de mandame queé melhor tratado!
So mesmo um tolo pra acreditar nas Promessas do Governo! Se surge uma oportunidade melhor, "xáu Governo enrolao"!
So pra constar: O Gabas que tinha Jetons da DATAPREV, trocou por de "outra empresa Estatal" que é quase o dobro do anterior, quase 5 miloes!
Aprendam uma coisa: Pra eles tem jeito agora pros abestados dos Peritos que carregam o piano é so banana trançada!

PauloVieira disse...

E vão mesmo, depois do carnaval, enfiar as 20hs no traseiro dos dois mil Peritos aposentáveis do próximo quinquênio?
Então quer dizer que o cabra trabalhou 30 anos com jornada de 40hs e quando chega na reta final, faltando apenas 05 anos para se aposentar, tem a jornada e a tão sonhada aposentadoria reduzidos em 50%?
É isso mesmo?
Que diabo de Lei que vão inventar para fazerem essa tramoia?
Essa "enfiada" está bem mais descarada do que aquela de 2009, que para manterem os peritos antigos na ativa, criaram a classe especial e condicionaram o acesso à mesma somente com a realização do tal "curso pé na cova".
E por falar em "curso pé na cova", ele não iria ser o ponto de partida para um "grande" programa de capacitação dos Peritos do INSS?
Cadê,desistiram, foi só uma pegadinha?
Façam-me o favor!.. Parem de brincar com a sociedade na questão pericial do INSS, parem de zombar dos Servidores da Previdência Social.